“A Feira de Gastronomia do Atlântico, na Praia da Vitória, lidera, neste momento, ao nível dos eventos desta natureza. É a melhor”. A afirmação é de Carlos Abreu, fundador do Festival de Gastronomia de Santarém, referência nacional neste tipo de certames.
Numa passagem pela Praia da Vitória, Carlos Abreu refere que o nível atual da Feira de Gastronomia não tem par no país e “já se equipara a alguns eventos idênticos na Europa”, particularmente ao nível da qualidade das condições técnicas, particularmente as cozinhas que oferece aos restaurantes participantes.
“É impar. Isto devia ser divulgado a nível nacional. E quero felicitar a Câmara Municipal da Praia da Vitória por esta iniciativa, que vingou ao longo das suas edições. E felicito particularmente pela feliz ideia de convidar a Escola Profissional da Praia para a organização deste evento. Os responsáveis da Escola têm feito um trabalho fenomenal. Acompanham todos os restaurantes; são solícitos na resposta aos problemas; têm uma preocupação fantástica com a qualidade do serviço e, sobretudo, dos produtos e das confeções. A Praia, neste momento, lidera. Sem qualquer dúvida”, sublinha o antigo responsável pelo Festival de Gastronomia de Santarém.
“E o investimento realizado nas novas cozinhas é algo que quero sublinhar com força, porque não há esta qualidade no resto do país e mesmo em muitos eventos semelhantes na Europa”, enfatiza.
Carlos Abreu realça também pela positiva a montra de produtos locais à entrada da Feira de Gastronomia do Atlântico.
“É uma excelente ideia. Aqui vocês têm de vender o que é vosso. É uma ideia genial”, refere.
Carlos Abreu, fundador do Festival de Gastronomia de Santarém, colaborou com a organização da Feira de Gastronomia na Praia desde a sua primeira edição, visitando o certame anualmente.
A XIII Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 03 a 12 de agosto, no âmbito das Festas da Praia 2012, que encerram a 11 de agosto.
A edição deste ano conta com oito restaurantes, três charcutarias e três pastelarias.
“O Típico” (Mealhada), “Tasca Rasca” (Algarve), “Comeres Barrosãs” (Boticas, Vila Real), “O Académico” (Bragança), “O Palinhas Gold” (Ribatejo), “Do Dia Para a Noite” (Madeira), “O Galanta” (Açores) e “Zé Varunca” (Alentejo) são os restaurantes presentes na edição deste ano da Feira de Gastronomia, a que se juntam as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes) e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo).
A feira conta também com as pastelarias “Bolos e Vitaminas” (Algarve) e “O Forno” (Açores), assim como com os “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta da Corneta” (meloa da Graciosa).
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt