Dezassete formandos iniciaram, esta semana, o curso de equivalência ao quarto ano de escolaridade, enquadrado no programa Reativar, que decorre, pelo segundo ano consecutivo, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.
A formação, que decorre até junho de 2013, surge no âmbito de uma parceria entre a Direção Regional da Educação e a Câmara Municipal da Praia da Vitória. Esta enquadra a parceria na estratégia municipal de reforço das competências e habilitações dos praienses, uma das linhas mestras das políticas para o desenvolvimento do Concelho da Praia da Vitória.
Tal como no ano passado, os formadores fazem parte da equipa técnica de Reabilitação na Comunidade, integrados no departamento de Ação Social do Município da Praia da Vitória.
O curso visa atribuir a pessoas com idades iguais ou superiores aos 18 anos os conhecimentos necessários para a realização do 1º ciclo de escolaridade. É constituído pelas disciplinas de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade, Tecnologias de Informação e Aprender com Autonomia, lecionadas pela equipa técnica de Reabilitação na Comunidade, do Departamento de Ação Social.
A realização deste curso permite dotar os formandos de meios e conhecimentos ao nível da produção de textos, cálculo, utilização de computadores e de operações básicas.
As formações na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira no âmbito do programa Reativar tiveram início em 2011, com uma turma constituída por oito alunos. Sete destes concluíram com aproveitamento o curso no ano letivo 2011/2012, o que significa uma taxa de sucesso de 90 por cento.
Para além das competências curriculares adquiridas, foram também melhorados ou desenvolvidos o sentido de autoestima, comportamento e atitude social, autonomia e assertividade dos formandos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt