O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera o Mercado de Produtos Biológicos, inaugurado sexta-feira, 05 de outubro, junto ao Paul da Praia, um “investimento que revela visão e inovação”.
“Revela inovação porque é um investimento único no arquipélago e no país, um investimento que representa uma nova etapa para a produção agrícola biológica na Região, dando um novo folego ao setor. E revela visão porque cria aqui um polo dinamizador de um setor em crescimento, contribuindo também para o aumento da produção, da diversificação agrícola e, por essa via, potenciando o emprego”, explicou.
“Este é um projeto com grandes expetativas de médio prazo. Mas é um projeto que assenta em pequenos passos, seguros e decididos. E essa será uma das razões do sucesso deste investimento. As coisas vão ser graduais, pensadas e consistentes”, sublinhou.
O Mercado de Produtos Biológicos representa um investimento de 114 mil euros, financiado em 50 por cento pela GRATER, em 25 mil euros pelo Governo Regional dos Açores e em 15 mil euros pela Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Na sua intervenção, o autarca praiense realçou ainda o facto de o Mercado de Produtos Biológicos ser mais uma obra nascida de uma parceria entre vários intervenientes, em que “cada um deu o seu melhor”, com o objetivo de construir um investimento sólido e gerador de rentabilidade.
“Os grandes projetos assentam em parcerias. E este é mais um caso desses. Lado a lado com a organização que é a Bioazórica está o Governo Regional e a Câmara Municipal. O Mercado vai ser gerido pela cooperativa, cabendo à parte pública ajudar na consolidação do projeto, deixando depois a quem sabe geri-lo e fazê-lo crescer”, explicou Roberto Monteiro.
O presidente da Câmara Municipal da Praia realçou ainda a localização do Mercado de Produtos Biológicos.
“Ao coloca-lo ao lado do Parque Ambiental do Paul, um dos maiores investimentos deste executivo, realçamos a componente de salvaguarda e promoção ambiental. Além disso, a sua localização neste local garante mais de 150 lugares de estacionamento, o que potencia esta infraestrutura”, argumentou.
Roberto Monteiro agradeceu à presidente da Bioazórica, Mónica Oliveira, a Avelino Ormonde, da Biofontinhas, ao sócios e familiares da Bioazórica, ao empreiteiro da obra, a CMM, à Grater e à Caixa Económica de Angra do Heroísmo - “a única entidade bancária que acreditou no projeto e libertou uma conta corrente caucionada que permitiu a concretização do projeto” – e ao Governo Regional dos Açores, pelo empenho de todos na concretização do Mercado de Produtos Biológicos inaugurado na Praia da Vitória.
O diretor regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires, presente na cerimónia, enfatizou a qualidade e as vantagens da produção agrícola biológica e o potencial que o Mercado de Produtos Biológicos na Praia da Vitória encerra.
Joaquim Pires destacou o impacto do mercado e da produção biológica na qualidade de vida, na diversificação agrícola, na dinamização económica e na oferta turística do Concelho, da Ilha e da Região e reafirmou ainda o compromisso do Governo Regional dos Açores de apoiar este tipo de produção agrícola.
O diretor regional do Desenvolvimento Agrário destacou ainda a importância do investimento para o reforço da qualidade da comercialização deste tipo de produtos e apelou aos produtores e entidades representativas para investirem neste âmbito.
Na sua intervenção, a presidente da Bioazórica, Mónica Oliveira, realçou a importância da infraestrutura como um passo determinante na consolidação da produção biológica no arquipélago, na ilha e na Praia da Vitória, em particular.
“Este espaço demonstra que queremos mais, que não queremos parar. Que a terra tem futuro e que nós a queremos defender. E mostrar que a terra tem um enorme potencial no nosso arquipélago”, sublinhou.
Numa primeira fase, o Mercado de Produtos Biológicos, localizado junto ao Parque Ambiental do Paul da Praia, funcionará de sexta-feira a domingo.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt