Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Livros, exposições, concertos, palestras e animação, Praia – Outono Vivo 2012 à volta da Açorianidade e de Vitorino Nemésio
18 outubro 2012

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou, esta quinta-feira, o programa da sétima edição do Praia – Outono Vivo 2012, que decorrerá de 26 de outubro a 04 de novembro, tendo a Açorianidade e Vitorino Nemésio como pano de fundo.

“É um evento consolidado no panorama cultural local e regional, que merece já excelentes referências a nível nacional, e que, este ano, dedicamos ao pai da Açorianidade, Vitorino Nemésio, um dos maiores vultos da nossa Cultura. O Outono Vivo deste ano tem como tema Açorianidade – Percursos à Volta de Casa, o que engloba a homenagem que fazemos aos nossos escritores e artistas e, ao mesmo tempo, assinalamos os 110 anos do nascimento de Nemésio”, explicou Paulo Codorniz.

“Mantemos o figurino do Outono Vivo, que tem a Feira do Livro como espaço central. Temos vários livros de escritores açorianos que serão apresentados; temos concertos; espetáculos; conferências e debates. No fundo, serão dez dias de festa em torno da cultura, promovendo a nossa produção artística, potenciando o mercado da cultura e, em certa medida, contribuindo para a dinamização económica na Praia”, sublinhou.

Por seu turno, Mário Duarte, responsável pela Feira do Livro, explicou que nesta edição estarão disponíveis mais de 3000 títulos, num total de mais de 11 mil volumes.

“Teremos os livros divididos por editoras e temáticas, no espaço habitual – a Academia de Juventude. Teremos preços baixos e muitas promoções, dando oportunidade aos amantes da leitura de terem acesso a obras publicadas recentemente, caso do último livro de José Rodrigues dos Santos, por exemplo. Teremos novamente espaço para edições açorianas e para edições de autores regionais”, explicou o responsável.

A sessão de abertura do Praia – Outono Vivo 2012: Açorianidade – Percursos à Volta de Casa está marcada para as 20h00 do dia 26, contando com uma conferência de Luiz Fagundes Duarte e um momento musical pela Orquestra de Cordas da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, pelo Coro Pactis, pela Filarmónica União Praienses e pelo Orfeão da Praia da Vitória.

A esta hora serão também inauguradas as três exposições patentes neste Outono Vivo: exposição de escultura em talha de madeira “Os Cetáceos dos Açores”, de Dioclesiano Silva (foyer do Auditório do Ramo Grande); a exposição colética de artistas plásticos da ilha Terceira (Academia da Juventude); e exposição de fotografia digital de António Araújo, Bruno Ázera e Rui Caria (Academia de Juventude).

Programa

O Praia – Outono Vivo 2012: Percursos à Volta de Casa tem como centro principal das atenções a feira do livro, que decorrerá todos os dias na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. A sua abertura está marcada para as 20h00 do dia 26 de outubro. A feira abrirá nos restantes dias às 10hh0.

Neste Outono Vivo, serão apresentados os livros “Sete Ensaios sobre o Povoamento dos Açores”, de José Reis Leite (dia 27, às 17h30, na Academia); “Coisas de Agora”, de Avelino Meneses (dia 28, às 15h00, na Academia); “Sentado numa Pedra de Memória”, de Carlos Bessa (dia 28, às 16h30, na Academia); “Bordercrossing: leituras transatlânticas”, de Vamberto Freitas (dia 28, às 17h30, na Academia); “Taurinidade açoriana – da legislação sobre arte taurina, touros e touradas nos Açores”, de Arnaldo Ourique (dia 29, às 20h00, nos Paços do Concelho); “Ilhiada – Antes e Depois”, de Vasco Pereira da Costa (dia 31, às 20h00, na Academia); “Os Três Olhares”, de Manuel Machado (dia 01, às 16h00, na Academia); “A Princesa de Limaland e a Pedra Mágica”, de Cláudia Ferreira (dia 03, às 15h00, na Academia); e “Quatro Prisões Debaixo de Armas (Teatro)”, de Álamo Oliveira (dia 04, às16h00, na Academia).

Também no dia 04, mas às 18h00, na Academia, serão apresentados os trabalhos vencedores do concurso literário “Açorianidade – Percursos à Volta de Casa”, que decorre no âmbito desta edição do Outono Vivo.

Ao nível de conferências, o programa prevê a conferência “Um Olhar sobre a mesa de trabalho de Vitorino Nemésio”, proferida por Luiz Fagundes Duarte (26 de outubro, às 20h00, na Academia); “Insularidade, Modernidade e Figuras dos Açores em Eça de Queirós”, por Eduardo Ferraz da Rosa (dia 27, às 20h00, na Academia); “Lugares Onde Nunca Estive Nem Encontrei na Literatura”, por Ivo Machado (dia 30, às 20h00, na Academia); “Praia da Vitória”, por Daniel de Sá (dia 02, às 20h00, na Academia); e o debate “Os Escritores Açorianos – que futuro?” (dia 03, às 16h00, na Academia), onde será debatida esta temática com membros da comunicação social, escritores, editores e agentes culturais.

Concertos e animação

O Outono Vivo 2012 inclui o concerto de Miguel Araújo (autor de “O Marido das Outras” e vocalista dos Azeitonas), agendado para o dia 31, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande; inclui o espetáculo “Os Fadalistas + FF, fado e não só”, no dia 03, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande; e o concerto do projeto Wave Jazz Ensemble, no dia 27, às 21h30, no Auditório do Ramo Grande.

No Café-concerto, na Academia de Juventude, atuarão Maria e Luís Bettencourt (28, às 20h00); Diáspora Insular (dia 29 de outubro e dia 02 de novembro, às 21h00); e Entre Parentes (dia 30, às 21h00).

A animação infanto-juvenil será assegurada pelo Teatro de Fantoches “Cidadãos em Ponto Pequeno”, pelo NIPCVD – Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (dias 27 de outubro e 01 de novembro, às 15h00, no Auditório do Ramo Grande) e pelo espetáculo “A Asa e a Casa”, pelo Teatro Livre (dias 29, 30 e 31 de outubro e 02 de novembro, com sessões às 10h00 e às 14h00, no Auditório do Ramo Grande).

O programa de animação infanto-juvenil inclui também a exibição do filma “Madagáscar 3” (versão portuguesa), no dia 04, às 15h00, no Auditório do Ramo Grande, com entrada gratuita.

O programa inclui ainda a exibição dos documentários “Montar a Tenda” (dia 01, às 17h30, no Auditório do Ramo Grande); “Não me importava de morrer se houvesse guitarras no Ceú” (dia 28, às 15h30, no Auditório); e “Em Busca do Painho-de-monteiro” (dia 02, às 22h30, no Auditório).

Os dois primeiros documentários surgem no programa através da parceria com a Direção Regional da Cultura; o terceiro decorre no âmbito do II Encontro de Observação de Aves dos Açores, que acontece em paralelo com o Outono Vivo.

O programa inclui ainda a transmissão do programa “Atlântida” da RTP-Açores (dia 27, às 16h00, em direto da Academia); o workshop de teatro sénior “Outono da Vida”, por Eduarda Borba (dia 29, 30 e 31, às 14h00, no Auditório do Ramo Grande); o workshop de ilustração científica com Pedro Fernandes (31 de outubro e 01, 02 e 04 de novembro, na Casa das Tias); um workshop de fotografia de Aves, com Rene Pop (01, às 10h00, no Paul da Praia); atividades infanto-juvenis com observação de aves no Paul da Praia (02, às 10h00 e 14h00); palestras e debates sobre Observação de Aves,  às 10h00 e 14h00, na Casa das Tias, no âmbito do II Encontro de Observação de Aves dos Açores; e uma sessão de autógrafos com Maria Luísa Sobral, no dia 01, às 17h00, na Academia de Juventude.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais