A Casa Vitorino Nemésio foi visitada por mais de 13 mil turistas nos seus seis anos de existência, confirmou o Município da Praia da Vitória, após um balanço da atividade deste espaço museológico gerido pela Cooperativa Praia Cultural e pela Autarquia.
A valência foi inaugurada em junho de 2007, sendo um espaço aberto ao público, em que é possível conhecer a vida e obra de um dos escritores mais sonantes do século XX.
Em média, o espaço recebe mais de dois mil visitantes por ano.
Os meses do verão são aqueles onde ocorre maior número de visitas aquele espaço. Segundo a mesma fonte, o maior número de visitantes é proveniente do continente português.
Ao nível dos estrangeiros, espanhóis, brasileiros, norte-americanos, finlandeses são os turistas não-nacionais que mais visitam a Casa Vitorino Nemésio.
O espaço funciona durante a semana (segunda a sexta-feira) entre as 09h00 e as 12h00 e as 13h00 e as 18h00.
No local é possível visualizar alguns dos objetos pertencentes a Vitorino Nemésio e também consultar livros de referência, visionar filmes e outros documentos.
Neste espaço são também representadas passagens da Vida de Vitorino Nemésio e leitura de poemas do autor. Estas decorrem pontualmente, aquando da visita de escolas ou outros grupos que pretendam conhecer a vida e obra do autor.
Vitorino Nemésio nasceu em 1901 na Praia da Vitória e faleceu em 1978 na cidade de Lisboa. Conhecido pela obra “Mau tempo no Canal”, foi jornalista, escritor, poeta e professor universitário. É considerado um dos nomes sonantes da Literatura Portuguesa do século XX.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt