De 31 de Outubro a 02 de Novembro, realiza-se neste Auditório mais uma edição, a XII, do FESTIVAL INTERNACIONAL DO RAMO GRANDE - Trovas, Cantigas & Folias.
Este evento musical está inserido na Semana Cultural “Outono Vivo 2007”, criando uma envolvência musical única à cidade da Praia da Vitória e acolhendo artistas de renome da cena musical internacional, abrangendo vários estilos e vertentes musicais associados à World Music. A não perder!
Gab. Pres.
31 de Outubro 2007
João Frade em duo com Guy Giuliano – Portugal & França
João Frade
Nasceu no dia 11 de Abril de 1983, reside na Branqueira, concelho de Albufeira. Frequentou a escola de música E.T.A.C. a cargo do professor Hermenegildo Guerreiro.
Entre os inúmeros concursos que venceu em Portugal , destacam-se :
1º Prémio (classe A) no 2º concurso da Feira popular de Lisboa em 1995.
Em Março de 1997 venceu o concurso nacional do corridinho em Setúbal e em Julho desse mesmo ano foi campeão Ibérico na categoria de varieté, o que o levou a representar Portugal no Troféu Mundial realizado em Andorra.
Posteriormente, ainda em 97, alcançou o 1º prémio do concurso de acordeão do Alto Minho em Viana do Castelo.
Em 1998 , venceu em Março o concurso de acordeão de Santiago da Guarda, no Pombal, em Agosto foi distinguido com o prémio Terras de Loulé.
Em 1999 ganhou novamente o concurso de acordeão de Santiago da Guarda no Pombal, em Março, vencendo em Abril o concurso da Pedra Mourinha em Portimão. Mais uma vez, alcança o 1º lugar do concurso do corridinho Inéditos, em Novembro.
Em 2000 é vencedor do concurso de acordeão do Alto Minho, mais uma vez, em Viana do Castelo no mês de Outubro , e é ainda galardoado com o prémio Cegonha símbolo da cidade de Faro.
No ano de 2001, começou por ganhar, em Março, o Festival de Artes Infantil e Juvenil de Albufeira, e em Abril, o VII Troféu Nacional de acordeão em Alcobaça. No ano de 2002 sagra-se Campeão do Mundo, ao vencer o Troféu Mundial de Acordeão realizado em Bélluno (Itália).Poucos dias depois vence o concurso Internacional de Castelfidardo (Itália) e em seguida destaca-se novamente ao obter, o primeiro lugar na Copa do Mundo que teve lugar em Copenhaga (Dinamarca.
Guy Giuliano
Nasceu em Nice . Iniciou os estudos musicais no acordeão aos 6 anos de idade , na escola de música de Maurice Parola em Carros (06) .
Com 10 anos de idade efectuou os primeiros estágios de aperfeiçoamento no CNIMA uma das mais prestigiadas escolas ligadas ao acordeão do mundo em Saint Sauves d´Auvergne (Puy de Dôme) , sob o comando de Jacques Mornet .
Apartir dai , começou a ganhar notoriedade ganhando o campeonato de França , e no ano de 2004 conquista o primeiro prémio no Troféu Mundial em Saint Jacques de Compostella (Espanha) , e tambem a Copa do Mundo em Pontarlier (França).
No ano de 2005 conquista novamente o primeiro prémio na Copa do Mundo em Castelo Branco (Portugal) e ainda ganha o prestigiante concurso Klingenthal (Alemanha) .
Entretanto e até aos dias de hoje tem dedicado os seus estudos na classe de Jazz do Conservatório Nacional da Região de Nice estando prestes a finalizar os mesmos .
Guy tem vindo a participar em diversos festivais e certames por todo o mundo , em paises como a Rússia , itália , Portugal , México , Alemanha e etc , ao lado de nomes como Edmar castaneda , Robert Persi , Jjean Paul Ceccarelli , Jean Marc Jafet , Renzo Rugieri , entre outros ... .
O seu repertório é bastante eclético , buscando influências em Piazzolla , trazendo consigo o cheiro das tradicionais valsas francesas e, o toque do Jazz.
31 de Outubro 2007
Raphael Fays - França
www.raphaelfays.com
Considerado o trovador na guitarra, seus estilos musicais, passam pela guitarra clássica, Jazz e flamenco.
Com uma série de discos gravados, destaca-se a forma com que interpreta Django Reinhart. De influência cigana, sua música leva-nos numa viagem intemporal. No Festival Internacional do Ramo Grande, o grupo terá a formação de 2 guitarras e contrabaixo de cordas. RAMON GALAN na guitarra,no contrabaixo, JEANCLAUDE BENNETEAU
1 de Novembro 2007
Mike Freeman – E.U.A.
www.jazzvibe.com
Mike Freeman e ZonaVibe, é reconhecido como um dos músicos do vibrafone mais criativos no que diz respeito ao Jazz Latino. Rodeado de uma forte secção rítmica, composta por músicos latinos, Mike Freeman interpreta suas composições de forma inventive e energética. É a primeira vez que este festival terá presente o xilofone. Durante alguns anos, na ilha terceira, foram os irmão Luis e Fernando Soares que abordavam este instrumento de forma talentosa. Quase 40 anos depois, vamos ouvir de novo este instrumento nas mãos de Mike Freeman.
1 de Novemvro 2007
Loyko- Rússia
www.loyko.net
De Saint Petersburg, um trio composto por 2 violinos e guitarra. De influência cigana, sua música passa por diverssos estilos musicais como a música dos Balkans, da Maldivia, o rock, os blues e o jazz. Desde 1990, que este grupo viaja pela Europa coleccionando vários tipos de estilos musicais, à semelhança dos Lauters, músicos viajantes de um tempo longínquo. Conhecidos por muito mundo, este trio já gravou com grandes nomes como: Gidon Cremer, Andre Heller, Yehudi Menuhin, Stephane Grappelli, Ravi Shankar, Rony Wood, Calman Baloc, Mstislav Rostropovich, etc. Já actuaram em grandes palcos como Albert and Queen Elizabeth Halls in London, Tchaikovsky Concert Hall em Moscow, Olympia em Paris, Opera House em Vienna, Stuttgart, Luxemburg, e em conservatórios de Paris, etc.O trio Loyko já gravou cerca de 10 albuns, sendo o ultimo,"Return of Gypsy Maestro", que foi gravado ao vivo o Tchaikovsky Concert Hall em Moscow.
2 de Novembro de 2007
Shemekia Copeland – E.U.A.
www.shemekiacopeland.com
Nasceu em Harlem, Nova Iorque, filha do lendário guitarrista dos Blues, John Clyde Copeland, Shemekia Copeland aparece a cantar em 1997 com seu CD groundbreaking do debut, Turn The Heat Up, Aos 18 anos tornou-se uma referência no mundo dos blues. Mais tarde grava Wicked e Talking to Strangers, produzidos pelo lendário Dr. John, e recebe 5 prémios Living Blues Awards, e é nomeada pelos Grammy’s. A revista Downbeat Critics Poll, reconhece-a como um dos maiores talentos dos blues. Robert Plant dos Led Zepelling, considera-a a próxima Tina Turner.
Shemekia vai dando que falar no mundo dos Blues, actuando com grandes nomes como B.B.King. Neste festival estarão no palco apoiar Shemekia, Arthur Neilson na guitarra, Jeremy Baum no Hammond Organ, Kevin Jenkins no baixo , e Rod Gross na bateria.
|