Estratégia e projetos ambientais do Município da Praia premiados com galardão europeu Eco XXI 2012
O Município da Praia da Vitória foi premiado este ano com o galardão europeu Eco XXI em reconhecimento pelo esforço desenvolvido na melhoria dos aspetos ambientais e na valorização dos seus valores naturais.
Na justificação da atribuição do prémio, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) sublinha que o Município praiense tem-se destacado na implementação de medidas e projetos que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento sustentável e espelham o respeito pela sua vocação natural.
“É visível o progresso feito, por exemplo, na gestão de resíduos onde, em poucos anos, se implementou uma das recolhas seletivas mais eficientes do pais. É, do mesmo modo, visível o investimento feito na recuperação do Paul da Praia, ecossistema de elevado valor ecológico inserido no contexto urbano da cidade da Praia da Vitória, que se tem vindo a afirmar como um ponto estratégico para a atividade de observação de aves, reconhecido mesmo a nível internacional pelas suas caraterísticas peculiares que permitem a observação simultânea de espécies europeias e americanas”, justifica a ABAE.
“Igualmente visível é o esforço desenvolvido na realização de ações de sensibilização ambiental abordando estas temáticas e que se esperam vir a ser o alicerce para uma mudança profunda na mentalidade da sociedade que se quer adepta de um futuro sustentável”, reforça a mesma entidade.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e presidente do conselho de administração da Praia Ambiente EM, Paulo Messias, a atribuição deste prémio “incentiva à continuidade das iniciativas em curso e premeia o trabalho desenvolvido até aqui”.
“Está inscrito no projeto de desenvolvimento para o Concelho definido por este executivo municipal que os recursos ambientais, a preservação do espaço natural e a potenciação dos valores paisagísticos da Praia são ativos indispensáveis no progresso deste Concelho. Essa tem sido uma das vertentes mais expressivas da nossa missão, com resultados visíveis: recordo o Paul da Praia, o trabalho em curso no Paul da Pedreira, os vários colóquios sobre preservação ambiental, a ação da Praia Ambiente na preservação e gestão dos recursos hídricos e na gestão dos resíduos sólidos, o trabalho realizado nas zonas balneares – sempre reconhecido com a Bandeira Azul -, entre outras ações. A par disso, temos insistido vigorosamente em ações de sensibilização, quer junto da população quer junto das escolas. O galardão da Associação Bandeira Azul da Europa vem motivar-nos a continuar, porque reconhece que o caminho que trilhamos é o adequado. Além disso, premeia a nossa estratégia, mas premeia também todas as nossas equipas que trabalham diretamente nestas áreas. Este galardão orgulha-nos, como deve orgulhar todos os praienses”, sublinha o responsável municipal.
Na reação a este prémio, o Município realçou também o papel fundamental do Governo Regional dos Açores na concretização de muitos dos projetos que valorizam o património ambiental da Praia da Vitória.
“As parcerias com o executivo regional que temos gerado têm sido fundamentais para o sucesso do nosso percurso e, além disso, provam que a cooperação é a chave para o sucesso”, afirma Paulo Messias.
O Programa ECOXXI propõe aos municípios candidatos uma metodologia de avaliação do progresso feito no sentido do desenvolvimento sustentável.
Através de um conjunto relativamente extenso de indicadores, o desenvolvimento sustentável do município é aferido numa vertente prática (onde são medidos diversos descritores de qualidade ambiental) e na vertente educativa (fundamental para a construção de uma sociedade consciente e respeitadora do meio onde vive).
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt