Praia Ambiente constrói árvore de Natal feita de material reciclado e organiza concurso para as escolas do pré-escolar e 1º ciclo
A empresa municipal Praia Ambiente assinala a quadra natalícia com uma árvore de Natal constituída por material reciclado e com a reedição do concurso “Neste Natal os Embrulhos também dão Prendas”, destinado às escolas do pré-escolar e do 1º ciclo do Concelho da Praia da Vitória.
A árvore do Natal encontra-se junto ao balcão de atendimento da empresa, sendo formada por 500 latas de alumínio (recolhidas junto de colaboradores da empresa, clientes e estabelecimentos de restauração) e tendo dois metros de altura.
Com esta iniciativa, a Praia Ambiente pretende sensibilizar a população para a importância da reciclagem e para o uso que pode ser dado a materiais considerados lixo.
A título de curiosidade, indica que “o alumínio obtido a partir de embalagens usadas poupa 95 por cento da energia necessária para a produção de alumínio a partir de matérias-primas minerais. Isto equivale ao consumo de energia de uma televisão durante 3 horas. Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de 5 toneladas de bauxita (matéria prima para se fabricar o alumínio, sem contar toda a lama vermelha (resíduo da mineração) que é evitada”.
“Nos tempos que decorrem, em que realmente se sente a crise que atravessa o nosso país devemos consumir de forma consciente e refletir se precisamos realmente de determinado produto antes de o adquirirmos. Devemos dar enfase à palavra reutilizar neste natal e tentar ser práticos e criativos. Por exemplo, podemos guardar o papel de embrulho e os laços de presentes para utilizar noutras ocasiões, ou aproveitar roupas velhas e outros resíduos para criar fantasias de Carnaval, ou ainda oferecer as roupas que já não servem, mas que ainda estão em boas condições, a pessoas amigas, familiares ou instituições de solidariedade social”, explica a empresa.
Concurso
Relativamente ao concurso “Neste Natal os Embrulhos também dão Prendas”, as escolas do pré-escolar e do 1º ciclo interessadas em participar nesta segunda edição deverão fazer chegar a sua inscrição à Praia Ambiente até 14 de dezembro por correio, e-mail ou fax.
O objetivo do concurso é apurar qual a escola ou turma que recolhe mais papel e cartão, devendo este ser depositado num contentor de 800 litros cedido pela empresa municipal aos concorrentes.
Serão atribuídos três prémios: 1º lugar – livros no valor de 70 euros; 2º lugar – livros no valor de 45 euros; e 3º lugar – livros no valor de 25 euros.
As inscrições podem ser enviadas para a morada Praia Ambiente, Empresa Municipal, Rua Evangelho, s/n, 9760-456 Praia da Vitória; pelo e-mail: aea@praiaambiente.pt; ou pelo fax 295 545 539. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da empresa (www.praiambiente.pt), podendo também ser solicitados via e-mail.
A recolha do papel e cartão decorrerá durante o mês de janeiro, sendo os vencedores anunciados posteriormente.
Na edição de 2001, inscreveram-se nove escolas do pré-escolar e do 1º ciclo no Concelho e foram recolhidos 3260 quilos de papel e cartão.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt