O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, considera que os cinco finalistas do curso Reativar que receberam os seus diplomas na manhã de segunda-feira, 17, devem ser “vistos como exemplos para os formandos que frequentam o curso este ano letivo e para outras pessoas que pretendam adquirir a equivalência ao quarto ano de escolaridade”.
O autarca, que falava na cerimónia de entrega dos diplomas e das classificações aos alunos que frequentam o curso deste ano e que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, sublinhou ainda que cada um dos participantes – os finalistas e os em frequência – devem ver a sua participação como “a prova de que são capazes de ultrapassar os desafios”.
“Os que terminaram o seu curso não só adquiriram novas competências como, acima de tudo, aumentaram a sua autoestima, porque mostraram a si e aos outros que são capazes de ultrapassar desafios e fazer algo que, porventura, nunca pensaram fazer”, sublinhou.
“O vosso esforço, empenho e dedicação são, pois, exemplos. São exemplo para vocês, porque foram capazes de ultrapassar as dificuldades e chegar ao fim de um percurso; atitude que devem seguir na vossa vida. E é um exemplo também para aqueles que estão agora a meio do percurso. Não desanimem com as adversidades. Como veem, é possível chegar ao fim e esse patamar é amplamente satisfatório”, enfatizou, numa mensagem direta aos 14 formandos que receberam as primeiras classificações do curso que frequentam neste ano letivo.
“E a todos vós, peço que se unam em busca de algo melhor. E levem essa atitude para o exterior. Nestes tempos difíceis, a união será uma das chaves do sucesso”, sublinhou o presidente da Autarquia.
Na cerimónia foram os diplomas de final de curso a cinco formandos que frequentaram o Reativar no ano letivo 2011-2012 e foram entregues as primeiras notas aos 14 formandos que frequentam o curso no ano letivo 2012-2013.
O curso Reativar decorre, pelo segundo ano consecutivo, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória. A formação, que decorre até junho de 2013, surge no âmbito de uma parceria entre a Direção Regional da Educação e a Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Esta enquadra a parceria na estratégia municipal de reforço das competências e habilitações dos praienses, uma das linhas mestras das políticas para o desenvolvimento do Concelho da Praia da Vitória.
Tal como no ano passado, os formadores fazem parte da equipa técnica de Reabilitação na Comunidade, integrados no departamento de Ação Social do Município da Praia da Vitória.
O curso visa atribuir a pessoas com idades iguais ou superiores aos 18 anos os conhecimentos necessários para a realização do 1º ciclo de escolaridade. É constituído pelas disciplinas de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade, Tecnologias de Informação e Aprender com Autonomia, lecionadas pela equipa técnica de Reabilitação na Comunidade, do Departamento de Ação Social.
A realização deste curso permite dotar os formandos de meios e conhecimentos ao nível da produção de textos, cálculo, utilização de computadores e de operações básicas.
Para além das competências curriculares adquiridas, foram também melhorados ou desenvolvidos o sentido de autoestima, comportamento e atitude social, autonomia e assertividade dos formandos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt