Awolnation, Rui Veloso, Buraka Som Sistema, Kussondulola, Mundo Secreto, Tara Perdida, Ar de Rock, RAM – Rock After Midnight e Rap Regional são os grupos agendados para a edição deste ano do Music Resort, palco dos grandes concertos musicais das Festas da Praia.
Na apresentação do cartaz, que decorreu na manhã de segunda-feira, 06, em conferência de imprensa na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considerou tratar-se de um conjunto de opções que garante qualidade e diversidade nas festividades, respondendo às expetativas do público jovem, mas garantindo também espetáculos para públicos de outras idades, “caso das famílias que, atualmente, já optam por passar férias na Praia da Vitória durante estes dias, em alternativa a outras paragens que, habitualmente visitavam, mas que a conjuntura económica impede”.
“Como já tenho dito inúmeras vezes, as Festas da Praia são um investimento para a Autarquia e não uma despesa. São um investimento que enorme reprodutividade para a nossa economia e para o comércio local. Aliás, esse retorno abrange não só o concelho, mas também o concelho vizinho. Mais uma vez, estou convicto que construímos um cartaz apelativo, que garante qualidade e diversidade num dos pilares das Festas da Praia, o Music Resort”, argumentou Roberto Monteiro.
“As Festas da Praia têm três polos atrativos: as festas de rua, o Music Resort e a Feira de Gastronomia. O Music Resort é a vertente que maior receita garante à festa e é também a componente que absorve uma parte significativa do orçamento. Ano após ano, temos vindo a garantir a qualidade daquele espaço e estou certo que as opções musicais deste ano – com espetáculos para várias gerações – serão do agrado das pessoas”, sublinhou.
Rigor e qualidade
Segundo o vereador da Cultura e presidente da Cooperativa Praia Cultural – entidade responsável pela gestão das Festas da Praia -, o “rigor, a qualidade e o equilíbrio” têm sido as palavras de ordem na construção do programa da edição deste ano, estando essas máximas espelhadas no cartaz do Music Resort.
“O nosso grande desafio tem sido o rigor orçamental. E temos vencido esse desafio, garantindo a qualidade nas várias vertentes da festa. O Music Resort é exemplo disso. Temos um cartaz que várias opções, quer para novos quer para mais velhos”, sublinhou Paulo Codorniz.
Na justificação do cartaz, Bruno Nogueira, responsável pelo Music Resort, explicou que as escolhas procuram ir de encontro às conclusões das análises efetuadas nas edições anteriores.
“Apostamos em grupos que garantem diversão nos seus concertos, optando por um conjunto de estilos musicais para várias gerações, porque entendemos que o Music Resort não é apenas um local para a diversão dos mais jovens. É um cartaz eclético e de imensa qualidade”, adiantou, confirmando que as pulseiras para a edição deste ano não sofrem qualquer alteração do preço.
“As semanais custarão 35 euros. As diárias 15 euros e as entradas para a atuação dos DJ’s custará 10 euros, como no ano passado”, confirmou.
As pulseiras, segundo Bruno Nogueira, estarão à venda nos dias anteriores ao começo das Festas da Praia, agendadas para 02 a 10 de agosto.
Cartaz
A primeira noite do Music Resort, a 02, às 23h00, conta com o espetáculo Rap Regional, que colocará em palco artistas deste estilo musical das ilhas Terceira, São Miguel e Faial.
“Este espetáculo resulta do sucesso da atuação, no ano passado, do Puto EMS e do trabalho de divulgação do Rap açoriano que tem vindo a ser realizado por Marco Meneses, no blogue RushRap. Teremos em palco Puto EMS, Fugitivo, Jay e Kapu, da Terceira, Fred Cabral, Ás e Swift de São Miguel e Instinct, do Faial”, explicou Bruno Nogueira.
No dia 03, às 24h00, atuam os Ar de Rock, banda liderada por Fernando Cunha, que recorda em palco os grandes temas do rock português dos anos 80 e 90.
“É um concerto que decorrerá após o cortejo de abertura; uma opção que resulta da perceção de que muitas das pessoas que vêm ver o cortejo pretendem também ouvir alguma música. O ano passado, testámos essa oportunidade, com sucesso. E mantemos a opção este ano de ter um concerto grande na noite do cortejo de abertura”, explicou.
Os Buraka Som Sistema atuam no domingo, 04, às 23h00, colocando em palco o “Kuduro Progressivo” que caracteriza a sua música: a batida selvagem do kuduro angolano misturada com a música eletrónica do século XXI.
“No dia 05, às 23h00, atuam os RAM – Rock After Midnight, um grupo formado por músicos locais que tem feito as delícias dos açorianos em várias ilhas. Eles recordam em palco vários êxitos da música inglesa e americano dos anos 80 e 90, num espetáculo com muita energia e animação. Tal como no ano passado, esta banda é a nossa aposta nos valores locais”, adiantou Bruno Nogueira.
No dia 06, às 23h00, sobem ao palco os Awolnation, a banda liderada por Aaron Bruno, que chegou à fama internacional com o tema “Air” e o disco Megalithic Symphony.
“É uma banda de indie-pop, que tem vários temas seus em campanhas publicitárias, séries televisivas e filmes, caso do Iron Man 3. É um projeto com enorme êxito internacional que teremos na Praia da Vitória”, sublinhou o responsável pelo Music Resort.
“No dia 04, às 23h00, atuam os Tara Perdida, banda de punk rock portuguesa com vários álbuns editados e que regressou aos discos em abril, com “Donos do Mundo”. É uma banda que foi muito solicitada no ano passado por jovens que frequentam o Music Resort. Perante esses apelos, trazemos os Tara Perdida este ano”, explicou Bruno Nogueira.
O reggae português chega à Praia da Vitória pela música e voz dos Kussondulola, que atuam no Music Resort no dia 08, às 23h00.
“É um agrupamento com vários anos de experiência e atuações, que nos garantirá um concerto de enorme energia e animação. E que chega à Praia com o seu novo disco, “Amajah””, explicou Bruno Nogueira.
No dia 09, às 23h00, atuam os Mundo Secreto, banda que se celebrizou com temas como “Põe a Mão no Ar” e “Chegamos à Party”. Neste momento, os Mundo Secreto ultimam o seu mais recente disco, do qual já revelaram o single “Leva o Meu Mundo”, um dos temas do mais recente projeto de ficção da TVI.
O Music Resort fecha a edição de 2013 em grande, com um concerto do “pai do rock português”, Rui Veloso.
O cantor de “Chico Fininho”, “Porto Sentido”, “Não Há Estrelas no Céu” ou “Porto Covo” chega à Praia num concerto para todas as gerações, assinalando as suas três décadas de carreira.
“Fechamos com chave de ouro, com um dos gigantes da música portuguesa”, realçou Bruno Nogueira.
Segundo o responsável, o cartaz musical do Music Resort está orçado em 165 mil euros.
Bruno Nogueira adiantou ainda que o cartaz com os DJ’s que animarão o Music Resort após os concertos musicais será anunciado brevemente.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt