Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade

Debate sobre o vinho e a comunicação e o vinho, as autarquias e agentes locais, Fórum Regional do Vinho e da Vinha na Casa das Tias, na Praia, na próxima sexta-feira

15 maio 2013

A Casa das Tias acolhe, na próxima sexta-feira, 17, entre as 09h30 e as 17h30, o Fórum Regional da Vinha e do Vinho, onde será debatido o vinho e a comunicação (painel da manhã) e o vinho, as autarquias e agentes locais (painel da tarde).

Na apresentação do evento, organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória em parceria com a Grater, o presidente da autarquia praiense, Roberto Monteiro, sublinhou tratar-se de um fórum que tem por objetivo a discussão “da fase final do processo produtivo”.

“Este fórum não debaterá os aspetos técnicos da produção de vinho. Debaterá sim a importância da imagem e da marca como potenciadores da comercialização e debaterá também o papel que as autarquias e os agentes locais devem ter na salvaguarda da cultura da vinha e da sua paisagem como potenciadores de desenvolvimento”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia na conferência de imprensa, que decorreu na manhã de quarta-feira, 15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“O programa foi concebido com base na convicção de que o vinho produzido localmente deve ser valorizado e, ao mesmo tempo, potenciada a sua consolidação num mercado muito competitivo. Daí que tenhamos oradores que vão abordar o marketing, a imagem e a comunicação necessários a este produto”, acrescentou.

“E teremos oradores que vão abordar, num segundo painel, o potencial do vinho e da vinha como fatores de desenvolvimento local e, acima de tudo, como a nossa população deve assumir esta cultura como fator de crescimento e desenvolvimento”, sublinhou Roberto Monteiro.

Por seu turno, Hugo Rosa, presidente do conselho de administração da Grater, justificou a parceria da associação neste evento com o facto de os objetivos do fórum se enquadrarem no seu objeto social.

“A Grater tem apostado no desenvolvimento rural da Região, por via da promoção da competitividade das empresas e dos territórios. O vinho e a vinha são uma parte da nossa paisagem e da nossa cultura. E devemos potenciá-las ao máximo”, sublinhou.

O responsável levantou ainda o véu do projeto ITER VITIS, que será apresentado no fórum.

“O ITER VITIS, Caminhos da Vinha, é um projeto de cooperação transnacional, que tem como parceiros, para além da Grater, outras associações de desenvolvimento regional, como a Adeliaçor (Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo), a Ouest Tarn (dos Pirenéus franceses), a Pays des Bastides et Vignoble du Gaillac (França), Vallée du Layon (França), Banyuls-sur-mer em Languedoc Roussillon (França), Serre Calabresi Alta Locride e Kroton (Itália), Etna Valle Dell’Alcantara e Terra del Gattopardo (Itália) e a Associação Internacional das Rotas do Vinho – ITER VITIS”, explicou.

“Os objetivos do projeto são claros: promover e desenvolver as regiões vitivinícolas demarcadas, através de várias iniciativas como o desenvolvimento de rotas de vinho ou a criação de centros de interpretação. Por outras palavras, pretende promover-se o património agrícola associando-o à produção de vinho de qualidade”, sublinhou Hugo Rosa.

O Fórum Regional da Vinha e do Vinho (que conta com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Escola Profissional da Praia da Vitória) inicia-se às 09h30, com a sessão de abertura.

A partir das 10h00, intervirá Fábio Costa, docente de Marketing na Universidade dos Açores, sobre “como colocar as novas tecnologias ao serviço de uma boa comunicação e de um plano de marketing”.

José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, falará sobre “comunicar o vinho dentro da marca Portugal”, a partir das 10h30, e, a partir das 11h00, intervirá Tiago Fortuna, da ComunicAir, sobre “imagem que vende”.

O final da manhã será preenchido com o debate dos temas analisados.

A partir das 14h00, falará Paulo Mendonça, presidente da Adega Cooperativa dos Biscoitos, sobre o “vinho ao serviço das comunidades enquanto vetor de desenvolvimento”, num painel moderado pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Messias.

A segunda intervenção da tarde, às 14h30, fica a cargo de António Maio, intitulada “o vinho como elemento aglutinador entre todos os agentes económicos locais para promover a dinâmica do tecido empresarial das regiões”.

Às 15h00, Francisco Maduro Dias, Grão-Mestre da Confraria do Vinho Verdelho, analisará “como as autarquias poderão intervir positivamente no garante da preservação das riquezas materiais e imateriais dos seus territórios”, seguindo-se um debate.

Às 16h00, Hugo Rosa, presidente do conselho de administração da Grater, apresentará o projeto ITER VITIS – rota e passaporte.

Seguir-se-á a intervenção de José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, para divulgar o Congresso do Vinho e do Mundo Rural, que se realiza a 11 de junho, em Santarém.

O fórum tem o encerramento marcado para as 17h00, sendo presidido pelo secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto de Viveiros.

Após essa cerimónia, decorrerá um momento de harmonização eno-gastronómica, preparado pelo chef Paulo Lourenço, do restaurante Ambientes com Sabores.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais