O diagnóstico e o contexto da economia e do emprego no Concelho da Praia da Vitória marcam o primeiro debate, esta sexta-feira, 24 de maio, pelas 10h15, do ciclo organizado pela Câmara Municipal com o intuito de definir as estratégias de desenvolvimento para o Concelho para o período 2013-2020.
O professor universitário Nuno Martins, a responsável pela Agência para a Qualificação, Emprego e Trabalho de Angra do Heroísmo, Isabel Berbereia, e o empresário Fernando Meneses são os oradores convidados para este primeiro painel, que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No debate, moderado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, o professor Nuno Martins traçará o retrato socioeconómico do Concelho, assim como as suas perspetivas estratégicas de desenvolvimento.
Isabel Berbereia fará a caraterização da empregabilidade e do desemprego no Concelho e Fernando Meneses analisará as empresas no Concelho da Praia no atual contexto económico e social.
Este debate insere-se no ciclo de debates organizado pela Autarquia, subordinado ao tema “Praia da Vitória – estratégias de desenvolvimento 2013-2020”, do qual resultará um documento com orientações estratégicas de desenvolvimento para esse período, a apresentar publicamente no dia 20 de junho, data comemorativa da elevação da Praia da Vitória a cidade.
Na apresentação do evento, que decorreu em conferência de imprensa na manhã de quinta-feira, 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da autarquia explicou tratar-se de um fórum aberto a toda a população, que pretende recolher contributos da sociedade civil.
“Queremos construir um documento de fora para dentro. Ou seja, uma estratégia global, assente nas áreas que consideramos estratégicas para o Concelho, que seja o resultado da reflexão de especialistas, das forças vivas e da população da Praia da Vitória. Aliás, este ciclo de debates foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, o que espelha o seu caráter e objetivo transversal”, explicou Roberto Monteiro aos jornalistas.
O ciclo de debates é composto por oito sessões, que vão decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Cada sessão será subordinada a um tema estratégica, dividido em várias intervenções de especialistas convidados, após as quais será possível à assistência debatê-las.
A segunda e terceira sessões estão agendadas para 29 de maio (10h30 e 17h00), sobre Ordenamento Territorial, Urbanismo e Ruralidade e Economia e Emprego – oportunidades e ações, respetivamente.
A 31 de maio (15h00), debater-se-á a Sociedade e Apoio Social e a 03 de junho (10h30) o Ambiente e Recursos Naturais. A 06 de junho (10h30), o encontro será sobre Educação e Formação; a 12 de junho (19h30), sobre a Cultura e as Indústrias Culturais Criativas; e a 14 de junho (17h00), sobre Cidadania e Governância.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt