Cerca 90 alunos das escolas do 1º ciclo do Concelho da Praia da Vitória participaram, na manhã de quarta-feira, na Assembleia Municipal Ambiental Jovem, que decorreu no auditório da Casa das Tias, na Praia da Vitória, integrada nas atividades promovidas pela Câmara Municipal para assinalar os Dias Mundiais do Ambiente e da Criança, comemorados esta semana.
No encontro, os alunos apresentaram várias questões relativas ao Ambiente, debatendo as mesmas e obtendo resposta por parte do vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paulo Messias.
“Foi um encontro muito interessante, onde se destacou a preparação dos alunos para os debates. Além disso, é de realçar a aprendizagem cívica conseguida com esta atividade, uma vez que todos participaram num modelo e regime idênticos aos da Assembleia Municipal, sendo orientados pelo presidente deste organismo”, sublinhou Paulo Messias, no final da assembleia.
“Esta assembleia teve também por objetivo contribuir para o reforço da consciência ambiental das crianças, alertando-os para a problemática da reciclagem, da limpeza das ribeiras, da gestão da água, entre outros temas”, explicou o responsável municipal.
A reciclagem, a limpeza das ribeiras, as lixeiras a céu aberto, o corte de árvores, a poluição dos aquíferos ou a utilização de transportes públicos em vez de viaturas pessoais foram alguns dos temas introduzidos pelos alunos, organizados em grupos.
A gestão das intervenções foi garantida por uma mesa eleita entre os alunos, com o apoio do presidente da Assembleia Municipal da Praia da Vitória, Francisco Oliveira.
A Assembleia Municipal Ambiental Jovem decorreu enquadrada nas atividades promovidas pelo Município no âmbito dos Dias Mundiais da Criança e do Ambiente.
Na próxima sexta-feira, 07, no recinto do Music Resort, junto ao Paul da Praia, decorre a Feira de Ambiente, organizada pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a educação ambiental.
A feira reunirá naquele espaço entidades da ilha que trabalham no âmbito da educação ambiental, as quais mostrarão no recinto as suas atividades e que oferta formativa disponibilizam.
O evento destina-se aos alunos das escolas da ilha Terceira, os quais podem realizar no local atividades de sensibilização ambiental, experiências, observações microscópicas, trabalhos manuais e jogos.
Os participantes são ainda convidados a trazerem livros que já não utilizem para trocarem por outros, assim como alimentos para animais abandonados.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt