A Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira acolhe, esta sexta, sábado e domingo, às 21h30, o II Festival de Fado Amador dos Açores, que contará com meia centena de fadistas e cinco agrupamentos.
O evento, organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para assinalar a classificação do Fado como Património da Humanidade e descobrir e promover novos valores deste estilo musical, tem entrada gratuita, com os participantes a subirem ao palco divididos pelos três dias do festival, seguindo o modelo da primeira edição.
Na sexta-feira, atuam o Coro Pactis e os Fadalistas, seguidos de vários fadistas amadores. No sábado, atuam os Voz do Fado e a Diáspora Insular, seguindo-se a atuação de vários fadistas amadores. E no domingo, atuam os Fado Madrinho, seguindo-se a atuação de fadistas amadores.
Os participantes serão acompanhados à guitarra por José Elmiro Mendes (guitarrista que tem acompanhado Jorge Fernando e Ana Moura) e por Liberal Lourenço e mestre Alberto (músicos de Carlos Baptista Ávila).
A presença de José Elmiro Mendes representa, segundo a organização, uma possível “porta aberta” para outros palcos fora da Região, tendo em conta a sua ligação a fadistas nacionais.
A nível gastronómico, o festival terá à venda caldo verde, petiscos e bebidas a quem assistir às interpretações dos fadistas amadores.
A primeira edição do Festival de Fado Amador dos Açores, que decorreu em junho de 2012, contou com mais de seis dezenas de fadistas e uma assistência superior a duas centenas de pessoas em cada uma das noites do festival.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt