O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória referiu a importância do Escutismo como pilar estruturante pelo trabalho desenvolvido junto das crianças e jovens, nomeadamente na transmissão de valores que cimentam o caráter do ser.
Segundo Roberto Monteiro, que intervinha na inauguração do Centro de formação do Belo Jardim, que decorreu na manhã hoje, 08 de agosto, esta “organização juvenil apresenta uma perspetiva estruturada, que permite que o conhecimento adquirido de forma consolidada possa perdurar muitos anos”.
Durante a inauguração deste espaço dedicado à formação e ao intercâmbio de associações dos Açores, de entre outras vertentes, o autarca referiu também a responsabilidade das instituições locais e dos municípios em realizarem investimentos, que sejam reprodutivos na comunidade em que estão inseridos.
Este espaço, dirigido pela Associação Alerta, pretende desenvolver formações, intercâmbio de jovens e apoiar as ações de voluntariado, que as associações juvenis desenvolvem.
Segundo o chefe regional do CNE, na Região dos Açores (Corpo Nacional de Escutas), esta obra é um sonho concretizado: “o CNE sonhar com um centro de formação e congratular-se pela construção de um espaço polivalente, digno e adequado para a formação dos seus dirigentes e todos os jovens e associações de jovens dos Açores, que queiram usufruir desta construção”.
Após a intervenção de Manuel Pires Luís, foram entregues, pelo chefe nacional do CNE, os diplomas de mérito aos presidentes do Governo Regional e da Câmara Municipal da Praia da Vitória pelos relevantes serviços prestados ao CNE, na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, pela beneficiação e construção de sedes de agrupamento, construção da sede da junta regional e centro de formação do Belo Jardim.
Segundo o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, este espaço reúne as condições necessárias à promoção do convívio e troca de experienciais de mobilidade e de intercâmbio, promotor do convívio e de vivência entre os jovens que nos visitam.
Este empreendimento, no valor de mais de 1,6 milhões de euros, é constituído por um centro informático, um centro de apoio à juventude, cozinha, espaço exterior para atividades, salas de reuniões e alojamento com capacidade para cerca de 65 pessoas.
A obra resulta da cooperação entre o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt