O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória é recebido esta quinta-feira, dia 28 de novembro, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Português, às 17h00 no Palácio das Necessidades, em Lisboa.
O encontro tem como objetivo principal alertar para o impacto económico da redução de efetivos na Base das Lajes, no Concelho da Praia da Vitória e na Ilha Terceira.
Esta audiência reforça o conjunto de esforços, que têm decorrido nos últimos meses para minimizar as consequências desta situação. Neste sentido, e mais recentemente, o Autarca Praiense reuniu no passado dia 11 de novembro, com o Representante da República para os Açores, para a apresentação de propostas alternativas, das quais se destacam a defesa da criação de um plano de compensação equivalente à redução das contrapartidas para o Concelho, pela presença americana.
Neste encontro, ficou também definido pelo Representante da República para os Açores, o compromisso deste encontro com Rui Machete, agora agendado para amanhã.
Em termos de impacto económico, e recordando os dados mais recentes, foi registado o abandono de cerca de 150 familiares de militares na Base, deixando mais de 60 moradias arrendadas vazias; verifica-se também uma redução na ordem dos 60 por cento ao nível das importações.
No que concerne ao arrendamento e serviços associados, regista-se um impacto negativo na ordem dos 200 mil euros por mês.
Prevê-se ainda o fecho de mais de uma centena de empregos indiretos, casos de amas, jardineiros, empregados de limpeza, de entre outros. Cerca de 20 por cento do parque imóvel habitualmente arrendado a americanos ficou vazio; verifica-se uma diminuição no comércio e serviços, particularmente na restauração local; e têm-se vindo a perder os empregos associados aos serviços de apoio às famílias norte-americanas, particularmente as que viviam no exterior da base.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt