A Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza, esta sexta-feira, 31, o seminário “Zonas Húmidas e Agricultura”, que assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas no Concelho da Praia da Vitória, com especial enfoque nos pauis existentes no Concelho (Paul da Praia e Paul do Belo Jardim, em Santa Cruz, e Paul da Pedreira, no Cabo da Praia).
A sessão - organizada nos últimos anos pela Autarquia - debaterá a temática definida internacionalmente pela Convenção Ramsar, embora com enfoque nos pauis do Concelho.
A sessão de abertura está prevista para as 09h30, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
O momento será presidido pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, contando ainda com a intervenção de Marco Lopes, do Grupo Bensaúde.
A primeira palestra, com início às 10h00, será proferida por João Porteiro, da Universidade dos Açores, tendo como tema “Zonas Húmidas e Agricultura”.
A partir das 10h25, intervirá Isabel Lico, da Agência Portuguesa do Ambiente, que falará sobre “Projetos Life: a recuperação de zonas húmidas”.
A partir das 11h15, será exibido o documentário “Pauis da Praia – tesouros escondidos”, produzido pela equipa municipal que acompanha as intervenções nos pauis da Praia, e que reúne testemunhos sobre o passado e o presente das três zonas húmidas costeiras do Concelho (Paul da Praia, Paul do Belo Jardim e Paul da Pedreira).
A partir das 11h45, será apresentado o Projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória”, seguindo-se um debate sobre o tema.
A sessão de encerramento está agendada para as 12h40, estando previstas as intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal da Praia, Paula Ramos, e do Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto de Viveiros.
A realização do seminário subordinado às Zonas Húmidas decorre tendo como pano de fundo a estratégia municipal de recuperação, potenciação e salvaguarda das zonas húmidas do Concelho.
Esta estratégia tem como principal objetivo a recuperação e o restauro da rede de zonas húmidas existente na costa da Praia da Vitória (Paul da Praia, Paul da Belo Jardim e Paul da Pedreira).
Os pauis da Praia constituem uma rede de zonas húmidas costeiras de elevado potencial ambiental, com particular importância para as rotas de aves migratórias.
Os três locais (particularmente o Paul da Praia e o Paul da Pedreira) são indicados internacionalmente como “hotspots” para a observação de aves, nomeadamente espécies migratórias.
Várias centenas de observadores de aves nacionais e estrangeiros viajam até à Praia para visitar estes locais.
O executivo municipal entende que esta rede de zonas húmidas representa uma mais-valia ambiental e económica para a Praia da Vitória, enquadrando-se na estratégia municipal de reforço e salvaguarda das condições ambientais do Concelho.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt