A Câmara Municipal da Praia da Vitória aprovou, por unanimidade, a demonstração de interesse público sobre a proposta de criação de uma Formação Técnica e Superior em Meteorologia Operacional na Base Aérea das Lajes, da autoria do Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores, integrado no Departamento de Ciências Agrárias.
A proposta foi enviada ao Município e foi discutida em reunião de Câmara, onde recebeu total apoio por parte do executivo municipal, que votou ainda por unanimidade enviar a mesma à Assembleia Municipal, no “sentido de reforçar o empenho dos órgãos municipais no projeto”.
No documento enviado ao Município, o Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores advoga a “criação de uma linha dual de oferta educativa em meteorologia aeronáutica e marítima nos Açores, a qual deve ser enquadrada no âmbito da estrutura de ensino superior universitário do Campus de Angra do Heroísmo”.
Os proponentes argumentam que a Base das Lajes reúne condições técnicas e operacionais que permitem a concretização destes cursos, dando, assim, resposta ás necessidades evidenciadas nesta área quer na Região quer no País, podendo ainda a oferta formativa ser estendida ao estrangeiro.
Na proposta, os autores sublinham ainda que a operação aeronáutica no aeroporto das Lajes permite condições de ensino e prática únicas; a proximidade do porto da Praia alarga a formação às componentes oceânica e marítima; e a redução anunciada do contingente militar norte-americano liberta infraestruturas “em quantidade e qualidade, facilmente adaptadas à formação bem como à instalação de alunos e professores”.
Perante estes e outros argumentos, e “considerando que se entende de maior relevância apoiar e reforçar iniciativas que promovam o aproveitamento das infraestruturas existentes para desenvolvimento de novas iniciativas, em particular na área da educação e ciência, a Câmara Municipal da Praia deliberou por unanimidade, demonstrar, formalmente, o seu apoio à iniciativa do Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores e Departamento de Ciências Agrárias, da UAç e disponibilizar-se para cooperar com vista à sua efetiva concretização”, lê-se no voto aprovado.
O Município entende ainda que a proposta representa mais uma oportunidade para a mitigação dos efeitos da redução do efetivo militar americano na Base das Lajes e para o desenvolvimento económico do Concelho.
“A presente demonstração de interesse público da iniciativa será tramitada à Assembleia Municipal da Praia da Vitória para efeitos de reforçar o empenho dos órgãos Municipais no projeto”, decidiu a Câmara por unanimidade.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt