No âmbito do Dia Mundial da Rádio assinalado a 13 de fevereiro, pela Unesco, a Autarquia Praiense e a Associação de Radioamadores (ARPV) promovem até 28 deste mês, diversas atividades relacionadas com o radioamadorismo e transmissões radiofónicas, abertas ao público.
O programa incluí já esta quinta – feira,13, pelas 20h30, na Academia de Juventude e das Artes, a inauguração das exposições intituladas: “Rádio Difusão” e Rádio Transmissões”, alusivas ao tema da Rádio.
A sessão de inauguração conta com a presença de Tibério Dinis (CMPV); de João Vieira (ANACOM); de Francisco Rosa (ARPV) e de Paulo Feliciano (VITEC).
De seguida está previsto o debate sobre o tema “A Rádio, suas Vantagens e os novos desafios da rádio para o séc.XXI”.
Para os dias 14 e 15, a partir das 14h00 decorrem emissões de rádio ao vivo, com entrevistas, na Academia de Juventude.
De 17 a 21, as emissões são realizadas, orientadas e produzidas pelos colaboradores da Rádio Nemésio, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, a partir das 14h00.
Ao longo desta semana estão agendadas apresentações sobre radioamadorismo às escolas e a todas as pessoas interessadas em conhecer ou aprofundar o tema.
Nos dias 25 e 26, das 14h30 às 16h30, decorre a simulação pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Finalmente nos dias 27 e 28, para além das emissões habituais, decorrem duas visitas à Capitania do Porto da Praia da Vitória, no sentido de mostrar o funcionamento do Centro de Transmissões de VHF Marítimo.
As inscrições decorrem de 17 a 21, no horário de funcionamento das exposições , entre as 14h30 e as 19h30, acompanhados pela ARPV.
O encerramento, a 28, inclui um café concerto, com a participação de Dj´s da rádio previsto para as 19h30, na Academia de Juventude.
Nestas exposições é possível observar fotografias antigas que ilustram o ambiente vivido nas estações de rádio, assim como, presenciar alguns objetos utilizados na produção de informação, via rádio.
Para o Vereador da Cultura Tibério Dinis, este conjunto de iniciativas assinalam o papel da Rádio como “ferramenta essencial à divulgação e promoção da cultura, histórias e factos da Sociedade”.
Esta foi criada com o intuito de assinalar a importância da Rádio, enquanto meio de comunicação e união de povos.
As exposições podem ser visitadas de segunda à sábado, das 14h00 às 19h30, no período de 13 a 28 deste mês.
Esta iniciativa tem o apoio da AFN Europe; da ANACOM; da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, da Força Aérea Portuguesa através da Rádio Lajes; da Top FM; do Rádio Club de Angra; Rádio Horizonte; Marinha Portuguesa e União de Rádio Amadores dos Açores.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt