Foi apresentado o projecto de remodelação do Salão Teatro Praiense – Academia de Juventude da Ilha Terceira, com a presença do Presidente do Governo dos Açores, Carlos César.
Na Sessão, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou os principais objectivos deste projecto que será transformado na Academia de Juventude da Ilha Terceira e que completa um quarteirão cultural na Praia da Vitória.
A Academia de Juventude será um espaço totalmente direccionado para a Juventude Terceirense nas suas diversas valências. Apoio a jovens criadores, salas de ensaio, oficinas de criação jovem, um centro de informação juvenil e apoio à prevenção das toxicodependências são algumas das áreas de intervenção.
O Conselho de Administração deste novo espaço é composto por Berto Messias, Rogério Sousa e Evandro Machado.
Excerto do Discurso do Presidente da Câmara Municipal na Apresentação do Projecto:
(…) Passados 85 anos da constituição da Sociedade Civil Particular por Acções, denominada Salão Teatro Praiense, cujo objecto consistiu na edificação de uma casa destinada a espectáculos públicos e à promoção e realização de actividades de natureza cultural e recreativa, cumpre-nos reinventar o conceito e o papel de tão importante instituição.
O Salão Teatro Praiense, além de desempenhar a função de palco principal do nosso Concelho, foi também um elemento de união dos praienses, pois só assim se compreende a consistente estabilidade directiva, num quadro em que cada sócio tinha direito a um só voto, independentemente do número de acções que possuía.
Permitam-me que hoje reconheça todos aqueles que acreditaram e concretizaram este projecto que muito valorizou a Praia das Vitória e os Açores.
Perante um cenário de degradação do imóvel, e em que o vizinho Auditório do Ramo Grande, assumiu, imperialmente, o papel de grande palco do Concelho, era vital encontrar um novo ideal, orientado para o futuro, não só do concelho da Praia da Vitória, mas essencialmente, da ilha Terceira.
A Academia de Juventude, enquadra-se, totalmente, nas vertentes de Visão e Inovação que o Executivo Municipal delineou.
Este é um projecto estruturante e orientado para aqueles que, muito em breve, assumirão os destinos da nossa sociedade.
Este é um projecto que orgulha os fundadores do Salão Teatro Praiense e preconiza a valorização artística e humana dos Jovens Terceirenses.
A Academia de Juventude assume, desde já os seguintes objectivos:
- Apoiar, de forma estruturada, o desenvolvimento da criação artística dos Jovens;
- Alargar a abrangência do leque de oferta cultural na ilha Terceira;
- Promover a tomada de contacto dos jovens com as mais variadas forma de expressão artística;
- Satisfazer necessidades no âmbito da Formação e enriquecimento curricular cultural dos jovens;
- Centralizar as diversas dimensões de apoio aos Jovens, desde orientações profissionais, até à colaboração técnica na luta contra problemas como a droga, o alcoolismo ou a exclusão (…)
Gab. Pres.
|