O projeto educativo “Convivimos”, dirigido à rede de Atl´s do Município da Praia da Vitória, deverá decorrer no próximo ano letivo, referiu a Vice-Presidente da Autarquia, na sessão de abertura da iniciativa “Bora Brincar”, que decorreu esta segunda-feira, 02, pelas 14h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Na semana dedicada à Criança, patente até esta sexta-feira, na Cidade, Paula Ramos referiu a importância do mesmo, pela capacidade de “fomentar a convivência, com base no respeito pela diversidade e na igualdade de direitos e responsabilidades nas crianças”.
O projeto desenvolvido em colaboração com a fundação meniños da Galiza, é um dos pilares essenciais ao desenvolvimento da Criança, em consonância com os projetos educacionais existentes no Concelho.
Nesta sessão foram apresentadas as atividades recreativas previstas para os próximos dias.
O programa incluí para amanhã, 04, diversas atividades radicais, no Paul, para crianças entre os dois e os seis anos, com início às 10h00.
No mesmo local, vão decorrer quatro ateliês infantis, nomeadamente a Ciência Divertida, da Tetrapi; a Hora do Conto, pela Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro; Pinturas Faciais; e Escola Segura, da PSP da Praia da Vitória.
Pelas 16h00, será apresentado, na Sede do Praiense, o projeto Musical “A Carochinha”, com a participação das crianças do Centro educativo do Cabo da Praia, seguindo-se o Teatro do “Capuchinho Vermelho”, protagonizado pelo Centro de convívio da Fonte do Bastardo.
Ao longo da tarde, está ainda previsto a participação de Vitorino Nemésio, no âmbito do projeto “Figuras d`outrora”, que dá a conhecer junto dos mais novos personalidades relevantes na história da Praia da Vitória.
No dia 05, quinta-feira, decorrem duas sessões de “Dança Livre”, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, sendo a primeira, às 10h00, aberta às creches, jardins-de-infância e crianças do Concelho, entre os dois e os seis anos. E a segunda, às 16h00, dirigida aos Atl´s e crianças do Concelho.
Na Praça Francisco Ornelas da Câmara irão decorrer, neste dia, os ateliês, acima descritos, com atividades para os mais novos.
Na sexta-feira, dia 06, está previsto um workshop de massagens para bebés, dirigido aos pais e crianças até aos dois anos. Este decorre na Casa das Tias, pelas 10h00.
A semana dedicada à criança encerra pelas 16h30 com a atividade “Descobre a brincar”, cujo objetivo é dar a conhecer a cidade da Praia da Vitória. A iniciativa é dirigida às crianças dos Atl´s do Concelho.
No âmbito do “Bora Brincar” foram apresentados também os projetos educacionais em funcionamento no Concelho, nomeadamente a “Psicomotricidade na Pré: Educação Psicomotora” (que visa implementar a prática da psicomotricidade na sua vertente educativa) e “Dá-me Tempo! (um projeto de relaxação ativa para crianças do 1º ciclo), da Escola Francisco Ornelas da Câmara.
Estiveram presentes ainda o projeto “Figuras d’Outrora” (cujo objetivo é dar vida a algumas nobres figuras da cidade da Praia), da Cooperativa Praia Cultural;”+ Família,+ Criança” e “Em busca do tesouro das famílias” (visam promover o bem-estar das crianças, diminuindo o risco de maus tratos e exclusão social), do Instituto de Segurança Social; projeto do Centro de Estudos e Explicações (promove o sucesso escolar nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima e em Santa Rita), do Município da Praia da Vitória; Projeto “Eco-locais” (com vista a proteger o meio-ambiente) e “Trilhos dos Biscoitos”(promover a cultura do vinho e plantas endémicas), do Corpo Nacional de Escutas;
Associaram-se também à iniciativa, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) (na promoção dos direitos das crianças e jovens até aos 18 anos) e o projeto de “Reabilitação na Comunidade” (auxilia no desenvolvimento global do individuo), da Associação Salão Teatro Praiense (ASTP).
A responsável municipal agradeceu a presença dos parceiros e louvou todo o trabalho desenvolvido pelos mesmos, na criação de condições essenciais ao desenvolvimento e bem-estar da Criança.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt