Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
No II Seminário Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Roberto Monteiro defendeu que “a questão da sustentabilidade tem que ser um objetivo cívico”
05 junho 2014

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defendeu o papel ativo que a sociedade deve ter na questão da sustentabilidade, no âmbito do II Seminário Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que decorreu esta quinta-feira, dia 05, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.

O autarca referiu também que a questão do ambiente e desenvolvimento sustentável pode ter diversas perspetivas, dando principal destaque à gestão da água, dos resíduos e à produção agrícola.

“Por um lado há a responsabilidade de quem gere a sustentabilidade dos recursos e por outro lado, tem de haver uma responsabilidade cívica. A questão-chave é até que ponto a sociedade pretende uma política de sustentabilidade ambiental”, defendeu Roberto Monteiro.

O presidente do Município fez também referência à empresa intermunicipal TERAMB, relativamente à questão da valorização energética e à BioAzórica pela sua perspetiva de produção de alta qualidade e preocupação com a sustentabilidade.

Ao longo da sua intervenção, o autarca lançou ainda quatro desafios a ter em atenção no que concerne à sustentabilidade, nomeadamente a questão de definir com clareza o que está assegurado pela parte pública e o que é de domínio da parte privada; o fato da componente da inovação ter de ser uma opção; a questão da cooperação integrada, que deve existir entre todos os agentes do sector; e a questão da viabilidade dos agentes, em que cada um tem de ter uma componente de receita que cubra a despesa que tem a operar para poder garantir a sustentabilidade.

Participaram também do Seminário o Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, Hugo Pacheco, que abordou o tema “Regulação e Qualidade da Água: Novas Perspetivas nos Açores”; João Rodrigues, representante do grupo Hubel, com a questão da “Abordagem de formas de gestão inovadoras na diminuição de água não faturada. Aplicação de exemplos práticos operacionais numa entidade gestora para a diminuição de perdas.”; Mário Alves, da Universidade dos Açores, que abordou o assunto “Utilização

Industrial da Biomassa Florestal”; Paulo Monjardino, vogal do Conselho de Administração da TERAMB, que falou sobre a “Central de Tratamento e Resíduos da Ilha Terceira”; e por último Mónica Oliveira, Presidente da Bio Azórica, que abordou a questão da “Sustentabilidade da água, energia e solo na agricultura biológica”.

A sessão de encerramento ocorreu pelas 13h15 e contou com a presença do Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Ramos.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais