O Município da Praia da Vitória assinalou, na manhã de domingo, 15, a abertura oficial da época balnear hasteando a bandeira azul na zona balnear dos Biscoitos.
Na cerimónia, o vereador Osório Silva realçou o investimento realizado pela Autarquia na manutenção das zonas balneares do Concelho, sublinhando a ação municipal na recuperação das infraestruturas destruídas no Biscoitos, Vila Nova e Quatro Ribeiras pelo temporal em dezembro e que obrigaram a um investimento suplementar superior a 50 mil euros.
“Tivemos que recuperar os estragos provocados pelo mau tempo, tendo aproveitado para realizar mais alguns trabalhos de requalificação das estruturas de apoio. Nos Biscoitos, intervimos na recuperação dos solários, das piscinas e das zonas adjacentes, assim como no bar de apoio, balneários e nas casas do mercado. Foram intervencionados também, a iluminação exterior, o parque de estacionamento e diversas zonas do passeio marítimo. Nas Quatro Ribeiras, foram intervencionadas a piscina, acessos e as infraestruturas de apoio. Na zona balnear da Vilanova, foram reforçados os varandins em inox e requalificação do edifício de apoio”, adiantou o responsável.
Nas restantes zonas balneares do Concelho, segundo Osório Silva, procederam-se a trabalhos de requalificação e manutenção, particularmente nas zonas da Prainha e Praia Grande, onde decorreram trabalhos de reposição do areal e dragagem da entrada da marina e consequente reforço de areal junto ao Largo da Batalha.
“No total, investimos mais de 60 mil euros nestes trabalhos, dando continuidade o plano anual de manutenção e requalificação das nossas zonas balneares, o qual, este ano, foi agravado pelos estragos provocados pelo temporal de dezembro”, sublinhou.
Segundo o vereador, o Município da Praia da Vitória está, neste momento, a desenvolver todos os esforços para garantir nadadores-salvadores em todas as zonas balneares.
“Já temos equipas nos Biscoitos, Praia Grande e Porto Martins e estamos a trabalhar no sentido de, nas próximas semanas, completarmos o quadro de nadadores-salvadores na Praia da Vitória”, explicou Osório Silva.
Segundo o responsável, a Autarquia aguarda que muitos jovens terminem as épocas de exames para terem disponibilidade para este trabalho.
Além disso, a alta taxa de reprovações no curso para nadador-salvador realizado recentemente pelo Instituto de Socorros a Náufragos dificultou o preenchimento do quadro de nadadores-salvadores na Praia da Vitória.
“À medida que formos preenchendo as necessidades em cada zona balnear, iremos hasteando a bandeira azul nesses locais, de acordo com as regras do galardão”, explicou Osório Silva.
Na época balnear de 2014, a Praia da Vitória acolhe seis bandeiras azuis: Escaleiras (Vila Nova), Biscoitos, Prainha, Praia Grande, Porto Martins e Praia da Riviera (Cabo da Praia), bem como a atribuição do galardão de qualidade de ouro a todas as zonas balneares pela QUERCUS.
A época balnear termina a 15 de setembro.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt