O vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a integração do Município, como associado fundador, na Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) confere maior visibilidade à produção vitivinícola no Concelho e, por essa via, contribui para a sua dinamização.
Osório Silva, que falava aos jornalistas no final de uma visita à Adega Cooperativa dos Biscoitos, que decorreu na manhã de sexta-feira, 11 de junho, sublinha que, através da ARVP (ligada à Associação de Municípios Portugueses de Vinho), a região demarcada dos Biscoitos passa a ser referenciada na promoção nacional e internacional desenvolvida pela associação, assim como pelos seus membros.
“Esta presença externa pode contribuir para a dinamização turística do Concelho da Praia da Vitória, além de ser uma janela de oportunidade para o reforço da nossa produção e cultura vitivinícolas. Os mais recentes dados oficiais no setor turístico, confirmam que 20 por cento dos turistas que visitam Portugal, fazem-no também por causa dos vinhos que ali encontram. É, pois, um nicho de mercado que queremos potenciar na Praia da Vitória, no âmbito da nossa estratégia municipal de atração turística”, explicou o responsável municipal.
A integração do Município da Praia na ARVP foi aprovada em reunião de Câmara, tendo em conta a importância cultural, económica e turística da vinha no Concelho.
“A paisagem protegida das vinhas dos Biscoitos é reconhecida a nível regional e nacional; é uma zona demarcada de produção de vinho licoroso de qualidade; conta com várias instituições que têm realizado um trabalho amplamente meritório, como a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos ou a Adega Cooperativa dos Biscoitos, assim como vários particulares; e o verdelho dos Biscoitos é uma imagem de marca deste Concelho; logo, faz todo o sentido, que integremos a Associação das Rotas de Vinhos de Portugal, através da qual se desenvolverão ações locais, nacionais e internacionais, conjugando o empenho de instituições públicas com promotores turísticos, agentes locais e produtores, assim como todos os intervenientes neste setor. É uma mais-valia importante para a Praia da Vitória”, justificou Osório Silva.
Neste encontro, o responsável municipal e os responsáveis pela Adega Cooperativa dos Biscoitos analisaram o momento atual da produção vitivinícola nos Biscoitos, necessidades da Adega Cooperativa e estratégias de promoção que possam ser desenvolvidas em vários mercados, nomeadamente na Suécia, Holanda e Inglaterra.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt