Mais de cinco mil crianças, do pré-escolar ao secundário, participaram nas diversas atividades educativas/pedagógicas promovidas pelo Município da Praia da Vitória no ano letivo 2013-2014.
A informação foi confirmada pelo vereador Tibério Dinis, com pelouro nesta área, após um balanço aos programas desenvolvidos entre setembro de 2013 e junho de 2014.
“O plano municipal de atividades educativas e pedagógicas procura ser abrangente e diversificado, numa lógica de complementaridade com os currículos e o trabalho desenvolvido nas escolas do Concelho. Mantemos um diálogo permanente e profícuo com os diversos corpos docentes no Concelho, procurando sempre projetos conjuntos que reforcem a oferta formativa no Concelho”, explicou o responsável municipal.
As atividades promovidas pelo Município vão desde sessões de sensibilização ambiental até atividades de leitura ou de formação sobre a história, geografia e cultura do Concelho.
“Através da Praia Ambiente, temos desenvolvido diversas atividades de sensibilização ambiental, quer assinalando datas específicas, como o Dia da Água, quer sobre a reciclagem, entre outros. As equipas do Turismo, da Biblioteca Municipal e de animação da Cooperativa Praia Cultural têm desenvolvido vários projetos ligados à história e cultura do Concelho ou à promoção da leitura, caso da Hora do Conto, o Conhecer o que É Nosso ou Nemésio por Inteiro. A equipa de Reabilitação na Comunidade, do Departamento de Ação Social do Município, tem a decorrer diversos programas de apoio psicopedagógico que complementam os projetos de apoio educacional em vigor no Concelho”, exemplifica o vereador da Cultura, que tem a seu cargo a gestão das atividades educativas no Concelho.
“Além disso, temos também mantido a funcionar o projeto Ciência Divertida, em parceria com o Centro Educacional Tetrapi e as Escolas Básica Integrada da Praia da Vitória e dos Biscoitos, que tem envolvido mais de 1000 crianças em atividades que procuram despertá-los para a ciência e para a explicação e observação das coisas”, referiu também Tibério Dinis.
Segundo o responsável municipal, o plano de atividade educativo-pedagógicas continuará após a interrupção para férias, sendo reforçado com outros projetos a anunciar brevemente.
“A Educação é uma das bandeiras do Município da Praia da Vitória, da qual não abdicamos, porque acreditamos que o futuro do Concelho reside nas gerações mais novas e a sua formação à essencial a que possam vencer os desafios futuros”, sublinha o autarca.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt