O espaço “Azores by Chefs” é a grande novidade da XV Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorre de 01 a 11 de agosto, no âmbito das Festas da Praia 2014. O certame, que mantém o figurino das anteriores edições, foi apresentado, em conferência de imprensa, na manhã de quinta-feira, 17.
O “Azores by Chefs” será um espaço de inovação e tradição, que oferecerá cozinha de autor com produtos locais e gastronomia tradicional da ilha Terceira.
“Este projeto, liderado pela Escola Profissional da Praia da Vitória, que organiza a Feira de Gastronomia, representa mais um passo na caminhada de qualidade que a Feira já nos habituou, sendo hoje um marco nos festivais gastronómicos em Portugal”, sublinhou Tibério Dinis, vereador da Cultura do Município da Praia da Vitória.
Na prática, o “Azores by Chefs” será dividido em dois momentos: nos dias 03, 05, 07 e 09, a oferta gastronómica (só ao jantar) será garantida por chefs de renome nacional, que confecionarão um menú especifico e completo, aproveitando produtos regionais; nos dias 04, 06 e 08, os almoços e jantares serão garantidos pelo Grupo Folclórico “Cantares da Eira” da Vila das Lajes, com menús tradicionais.
“Nos eventos com os chefs, serviremos apenas jantar para 70 pessoas, cujo acesso será através de bilhetes pré-adquiridos, com um preço único de 40 euros. Estes bilhetes podem ser comprados a partir do dia 28 de julho na Escola Profissional e, após a abertura da Feira, no secretariado na mesma. Nos outros três dias, serão servidos almoços e jantares com comida tradicional”, explicou Domingos Borges, diretor da Escola Profissional da Praia da Vitória.
No dia 03, o jantar será preparado pelo chef Hélio Loureiro; no dia 05, pelo chef João Rodrigues; no dia 07, pelo chef Raúl Sousa; e no dia 09, pelo chef Edy Melo. No dia 04, o almoço e o jantar, assegurado pelo Grupo Folclórico das Lajes, será um buffet de alcatras; no dia 06, as duas refeições são matança regional; e no dia 08, será cozido do Espírito Santo. A 06, animação no espaço será com rancho de matança e no dia 08 com Pézinho.
“Este evento decorrerá num espaço à entrada da Feira, tendo ao lado a Mercearia dos Açores, uma área de promoção, venda e degustação de produtos regionais, que será organizada no âmbito de uma parceria com a Câmara do Comércio de Angra e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores. Este espaço, como nas anteriores edições, é uma aposta que mantemos porque entendemos que a Feira deve ter uma componente de promoção dos nossos produtos”, explicou Domingos Borges.
Restaurantes
Quanto aos restaurantes presentes na Feira, entre 01 e 11 de agosto, seis são repetentes e um estreia-se na Praia da Vitória: regressam O Típico (Mealhada), a Tasca Algarvia (Algarve), o José do Rego (Açores), o Do Dia Para a Noite (Madeira), O Académico (Bragança) e o Torres (Minho); estreia-se O Cavaquinho, de Évora, representante da carne certificada mertolenga.
O espaço das charcutarias receberá a Sabores Serranos (Serra da Estrela), a Bísaro (Trás-os-Montes) e a Marquês, o Alentejano (Alentejo).
Nas doçarias, regressa O Capote, de Setúbal, mantendo-se a pastelaria Amêndoa Doce (Bragança) e O Forno (Açores).
No espaço funcionará ainda a Sabores de Lés a Lés (Ginja de Óbidos) e a Quinta dos Açores, com gelados.
A Feira abre ao público às 18h00 do dia 01, encerrando à meia-noite do dia 11 de agosto.
A XV Feira de Gastronomia do Atlântico conta com um orçamento global de 107 mil euros.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt