A Comissão Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória reuniu na tarde de segunda-feira, 21, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com o objetivo de reestruturar o Plano Municipal de Emergência (PMEPCPV) e o Regulamento do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPCPV) para o Concelho da Praia da Vitória, no sentido de garantir maior operacionalidade.
Deste modo, foram consideradas novas tabelas e organigramas informativos, assim como cartografia com elementos georreferenciados, no que concerne ao planeamento de emergência.
Neste encontro, foi ainda considerada a atual legislação em vigor e também a recente alteração orgânica do Governo Regional dos Açores.
Estas condições contribuem para uma maior eficiência, por parte dos agentes de proteção civil, na resposta às situações de emergência ou catástrofe no Concelho da Praia da Vitória.
O Plano de Emergência da Proteção Civil existe para agilizar e uniformizar a atuação dos agentes de proteção civil em situação de acidente grave. Este desempenha um papel fundamental na coordenação técnica e operacional dos meios a utilizar em situação de emergência.
O encontro contou com a presença do vereador Osório Silva, com competências ao nível da coesão rural, das entidades que cooperam nas ações de emergência e dos agentes de protecção civil do Concelho.
Após a aprovação e legalização deste plano, o SMPCPV pretende realizar exercícios periodicamente para testar a sua operacionalidade e criar uma proximidade junto da população.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt