A Câmara Municipal da Praia da Vitória é anfitriã do lançamento do 11.º número da revista internacional “Portuguese Literary & Cultural Studies”, cujo tema central é “Vitorino Nemésio and the Azores”.
O volume, de mais de 500 páginas, é publicado pelo Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts, em Dartmouth, e conta com artigos de figuras conhecidas do ensaio português contemporâneo como Vasco Graça Moura, Maria Alzira Seixo, João de Melo, Onésimo Teotónio Almeida, Francisco Cota Fagundes, George Monteiro e António Machado Pires, bem como traduções da poesia e do conto nemesiano.
Além dos textos referidos, esta edição conta, também, com uma bibliografia dedicada a Nemésio e outra a Antero de Quental e com um texto póstumo e inédito de Thomas Wentworth Higginson, conhecido homem das letras norte-americano do século XIX, que relata a sua subida ao Pico, em 1856.
Este número da “Portuguese Literary & Cultural Studies” visa promover Nemésio, a literatura açoriana e os Açores, tanto no mundo de língua portuguesa como no mundo de língua inglesa, uma vez que apresenta textos bilingues.
O lançamento decorre amanhã, dia 27, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória, pelas 18:30, e terá como conferencista o Professor Francisco Cota Fagundes, da Universidade de Massachusetts, em Amherst, reconhecido “scholar” da literatura portuguesa, incluindo a de Nemésio, e tradutor de várias obras literárias, entre as quais Mau Tempo no Canal.
O Professor Cota Fagundes é natural da ilha Terceira, tendo emigrado para os Estados Unidos da América, no início da década de 60.
A obra literária “Vitorino Nemésio and the Azores” é patrocinada pela Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. O serão cultural é patrocinado pela Câmara municipal da Praia da Vitória.
Gab. Pres.
|