Plano Estratégico de Desenvolvimento da Ilha Terceira disponível para análise e sugestões dos munícipes da Praia e Angra
O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Ilha Terceira encontra-se em fase de consulta pública até ao dia 15 de outubro, procurando receber contributos dos habitantes da ilha.
O documento pode ser consultado no sítio da Internet da Câmara Municipal da Praia da Vitória (www.cmpv.pt) ou no edifício dos Paços do Concelho, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
As sugestões dos interessados podem ser enviadas, até 15 de outubro, através do espaço online de participação cívica do Município (http://www.cmpv.pt/participacaocivica.php), para o e-mail gabinete.comunicacao@cmpv.pt ou por carta, endereçada ao presidente da Câmara Municipal e enviada para a Autarquia (Câmara Municipal da Praia da Vitória, Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória).
O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Ilha Terceira é um documento produzido para as autarquias da ilha Terceira, em cooperação com várias entidades, particularmente a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e a Administração dos Portos dos Açores.
O documento analisa a situação atual da economia da ilha e procura identificar os seus pontos fortes e fracos, assim como apontar rumos para o desenvolvimento da Terceira.
“O sucesso do desenvolvimento económico da ilha Terceira local não reside num único fator, mas depende em grande parte de uma maior abertura da economia local às trocas comerciais com o exterior. Por um lado, no aumento de valor das exportações para o mercado internacional incrementado o valor das exportações tradicionais (fileiras do leite, da carne e florestal), suportado pelo conhecimento obtido na participação em redes internacionais de investigação aplicada ao desenvolvimento desses produtos e, por outro lado, no comércio interilhas de produtos agrícolas e agroindustriais bem como no desenvolvimento do sector turístico”, lê-se no documento.
Para já, identifica quatro objetivos para o desenvolvimento sustentado da economia local: construir uma economia moderna; alcançar uma posição de relevo no comércio marítimo internacional; desenvolver um turismo diferenciado pela natureza e pela cultura; e garantir a coesão social e a promoção do empreendedorismo.
Com a consulta pública a decorrer, os promotores do estudo pretendem obter mais opiniões e sugestões por parte dos cidadãos e habitantes da Ilha Terceira, garantindo assim uma maior abrangência e identificação das linhas mestras que venham a ser estabelecidas.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Ilha Terceira, após o período de consulta pública, estará em debate num fórum que acontecerá na última quinzena de outubro, cuja data e programa serão anunciados brevemente.
O documento será também alvo de atenção nas primeiras jornadas intermunicipais da ilha Terceira, que decorrerão até ao final deste ano.
O Plano tem como principais objetivos a promoção do emprego e do empreendedorismo nos dois concelhos da Ilha Terceira.
Gabinete de Comunicação.