A Mulher, os seus problemas e soluções constituíram o espaço de discussão, informação e debate no Salão Nobre da Câmara Municipal da Praia da Vitória, em cerimónia solene presidida pelo autarca Roberto Monteiro.
Na circunstância e após alguns depoimentos de grande valor e peso social, protagonizados por mulheres que vivem nas diversas frentes a luta contra a exclusão social, o edil anunciou algumas das medidas que tem vindo a implementar, como o ensino de inglês às crianças, a criação nas Escolas do Concelho do projecto “Ciência Divertida”.
Anunciou, por outro lado, a implementação do Diagnóstico Médico em cooperação com a Clínica Médica da Praia da Vitória, um projecto em que se pretende verificar o estado de saúde de todas as crianças do concelho, até à Escola Básica, com a finalidade de promover a saúde nesse escalão etário.
Com a finalidade de promover directamente as mulheres do Concelho da Praia da Vitória, Roberto Monteiro anunciou ainda que no âmbito do Fundo de Coesão Rural, os subsídios a serem atribuídos às diversas instituições será acrescido em 5%, sempre que estas sejam dirigidas por mulheres ou tenham elencos directivos com a componente feminina em maioria, visando promover o acesso das mulheres a esse género de actividades.
Com o salão Nobre dos Paços do Concelho totalmente cheio, o autarca entregou uma rosa a cada uma das presentes.
Da parte da tarde, Roberto Monteiro visitou, na Vila das Lajes, a mulher mais idosa do Concelho e tomou lanche nas instalações do SolisVíta, com mulheres vítimas de violência doméstica e exclusão social.
Gab. Pres.
|