Numa politica de descentralização de serviços e de permitir que todos os cidadãos do Concelho da Praia da Vitória tenham acesso aos serviços disponibilizados pela Câmara Municipal na sua Freguesia, está em marcha o plano de instalação dos Centros Multi-Serviços nas Freguesias do Concelho.
Assim, nesta fase, foram abertos os concursos para elaboração dos projectos dos Centros Multi-Serviços do Porto Martins e do Cabo da Praia enquanto que na Vila Nova e Agualva a aposta é na aquisição de imóveis para a instalação destes espaços.
Estes novos espaços prevêem a centralização de todo o atendimentos aos Munícipes dentro de cada Freguesia e serão sustentados através de um software que fará a interligação entre as Lojas do Munícipe instaladas na Freguesia e o sector de atendimento no edifício mãe da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Será possível tirar licenças, pagar taxas ou obter qualquer informação útil referente às competências da Câmara Municipal.
Nos dias de hoje a descentralização de serviços deve ser uma prioridade constante de qualquer poder político. O poder local, pelas suas especificidades deve fomentar a descentralização de meios e de serviços no alcance de um objectivo transversal a toda a actividade autárquica como é o aumento da qualidade de vida de todos os cidadãos e a redução de assimetrias.
A perspectiva Concelhia sempre defendida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória será materializada, também, nesta Rede de Multi-serviços no Meio Rural, agora na sua fase inicial.
Esta Descentralização de meios, de competências e de recursos públicos constitui um contributo significativo para o desenvolvimento do Concelho e, muito particularmente, para a qualidade de vida dos Munícipes residentes no Meio Rural, demonstrando a orientação efectiva para um Modelo de administração local mais próxima dos cidadãos.
Gab. Pres.
|