A Universidade dos Açores pode e deve desempenhar um papel importante na dinamização económica do Concelho da Praia da Vitória. A ideia foi transmitida pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória na abertura da conferência “Lutas de Sempre”, subordinada ao Ensino Superior enquanto Baluarte das Liberdades, e que decorreu na noite de terça-feira, 04, no âmbito do Outono Vivo 2014, que decorre até 16 de novembro na Praia da Vitória.
Na sua intervenção, Tibério Dinis exemplificou com o contributo que a Universidade dos Açores pode dar no plano de mitigação do impacto da redução do contingente militar norte-americano na Base das Lajes ou no apoio às empresas locais na criação de produtos inovadores capazes de competir nos mercados globais.
“O Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento de uma região. A Universidade dos Açores tem essa função e deve ser concretizada em todas as oportunidades. O Concelho da Praia da Vitória enfrenta, hoje, desafios cruciais, e a Universidade dos Açores, no nosso entender, é um parceiro estratégico na busca de soluções. O caso da Base das Lajes, as carências e os desafios do nosso tecido empresarial são algumas vertentes onde o papel da Universidade dos Açores é fulcral”, argumentou o responsável municipal.
“A Universidade dos Açores, nomeadamente na Ilha Terceira, também enfrenta problemas. Estes representam uma oportunidade para que a Academia açoriana consolide o seu papel e demonstre a sua centralidade e a sua importância enquanto motor de valor acrescentado na economia insular”, desafiou o autarca praiense.
Na ocasião, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória assinou um protocolo com a Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo que se traduz em benefícios para os estudantes no acesso a vários serviços e iniciativas culturais promovidas pelo Município.
A conferência “Lutas de Sempre” foi protagonizada por Isabel Rodrigues e Mílton Sarmento, que analisaram o papel da Academia como Baluarte das Liberdades.
O evento decorreu no âmbito do Outono Vivo 2014, que decorre até 16 de novembro com atividades divididas pelo Auditório do Ramo Grande e pela Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
O programa do Outono Vivo 2014 está disponível no sítio da Autarquia na Internet (www.cmpv.pt) e na página oficial do evento (www.outonovivo.com).
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt