Promovido pela Presidência e pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, será assinalado, em Sessão Pública, o nascimento de Vitorino Nemésio no próximo dia 19 de Dezembro, terça-feira, pelas 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória.
A Academia Internacional da Cultura Portuguesa (AICP), com sede em Lisboa, de parceria e com o patrocínio da CMPV vai editar o novo livro de Eduardo Ferraz da Rosa integrado nas Comemorações do 105.º Aniversário do Nascimento de Vitorino Nemésio.
A sessão contará com a presença do Professor Doutor Adriano Moreira e do Professor Carlos Reis, que apresentará o livro “O Risco das Vozes” de Eduardo Ferraz da Rosa.
A obra reúne múltiplos e variados textos (Artigos, Conferências, Estudos e Ensaios) elaborados pelo Autor e seleccionados de entre a sua conhecida e vasta produção literária, intelectual e crítica.
Com Prefácio de Carlos Reis (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, natural de Angra do Heroísmo e actual Reitor da Universidade Aberta em Lisboa), este livro aborda temas de Pensamento e Crítica, Literatura, Arte (Pintura e Música), Cultura, História, Comunicação e Ciência, com destaque nomeadamente para as distintas obras e figuras de Vitorino Nemésio, Álamo Oliveira, Alberto Machado da Rosa, Álvaro Cunhal, Ana Ferraz da Rosa, António Cordeiro, Antero de Quental, António Dacosta, Agostinho da Silva, Aurélio Quintanilha, Campos Matos, Carlos Alberto Moniz, Coelho de Sousa, Eça de Queirós, Emanuel Félix, Jorge Forjaz, Leal de Carvalho, Luís Bernardo Leite de Athaíde, Luís da Silva Ribeiro e Pedro Luzes, entre outros.
O Autor e as suas Obras
Escritor, poeta e ensaísta, Eduardo Ferraz da Rosa nasceu na Praia da Vitória. É, também, Professor Universitário e Investigador.
Foi Consultor da Câmara da Praia da Vitória e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (onde organizou sucessivos e destacados Ciclos de Cultura, Arte e Ciência), tendo também dirigido e coordenado as Comemorações Municipais do Bicentenário do Nascimento de Almeida Garrett (Praia da Vitória, 1999), as Homenagens Terceirenses ao Padre António Vieira (Angra do Heroísmo, 2000), as Comemorações Angrenses do I Centenário da Morte de Eça de Queirós (2000-2001), as Comemorações do I Centenário do Nascimento de Vitorino Nemésio e do XX Aniversário da Elevação da Praia da Vitória a Cidade (2001-2002), e integrado a Comissão Organizadora do XV Festival Internacional de Música “Francisco de Lacerda” (Angra do Heroísmo, 2002).
Académico e Conferencista, interveio e moderou múltiplos Colóquios no Arquipélago dos Açores, na Madeira, em Portugal continental e Estrangeiro.
Programa do Sarau Cultural em Efeméride Nemesiana
O Programa do Sarau Cultural destas Comemorações Municipais Nemesianas (105 Anos do Nascimento do autor de Mau Tempo no Canal) – a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória, com Entrada Livre – incluirá ainda, para além do Lançamento do livro do Dr. Eduardo Ferraz da Rosa, uma Conferência pelo Prof. Doutor Carlos Reis, um Recital de Poesia Nemesiana: Loas ao Presépio (com Gonçalo Oliveira) e uma Cantata pelo Orfeão da Praia da Vitória (sob a direcção da Dr.ª Luísa Alcobia Leal), devendo a Sessão de Apresentação da obra O Risco das Vozes ser encerrada pelo presidente da Direcção da AICP, Prof. Adriano Moreira.
Gab. Pres.
|