No âmbito da celebração do Dia da Freguesia do Cabo da Praia, assinalado na próxima terça-feira, 25, o município da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia Local promovem, de 23 a 25, a iniciativa Onda Cultural, constituída por diversas atividades culturais, dirigidas à comunidade.
O programa inclui, nos três dias, visitas guiadas ao Forte de Santa Catarina, localizado junto ao porto comercial, entre as 14h00 e as 17h00. O Forte de Santa Catarina, reconstruído recentemente, desempenhou um papel fundamental na defesa da Praia da Vitória, aquando das lutas liberais.
No dia 23, domingo, às 15h30, está previsto um Torneio de Sueca, na Casa do Povo. A iniciativa, direcionada aos praticantes de jogos de cartas, visa promover o convívio e a competição saudável entre gerações.
Em estreia, na ilha Terceira, atua o grupo musical “Os Sextilha”, na Casa do Povo, pelas 20h00, constituído por Joana Ramos (vocalista e guitarra clássica), Maria Eugénia Areias (vocalista e bandolim), Ricardo Martins (bandolim), José Machado (guitarra clássica) e Pedro Medeiros e Francisco Borges (percussão). A banda local conta com um repertório variado, desde fado a canções populares portuguesas. No Concerto, apresentam temas como “Lisboa Menina e Moça”, de Carlos do Carmo; e “Um Contra o Outro”, de Deolinda.
Na segunda-feira, dia 24, pelas 15h00 será exibido um filme infantil, na Casa do Povo, dirigido a crianças com idades entre os três e os doze anos.
Ao final do dia, pelas 20h00, está agendado um jogo de Geocaching, que consiste numa caça ao tesouro, com vista a despertar a curiosidade dos participantes na exploração de diversos locais da freguesia. Esta iniciativa tem como objetivo a promoção e valorização da história que caracteriza esta localidade.
No Dia da Freguesia, 25, terça-feira, está prevista a salva de morteiros, agendada para as 08h00.
Estão agendadas diversas atividades lúdicas e recreativas para os idosos da freguesia, ministradas por Paulo Freitas, com início às 15h00, na Casa do Povo local, seguindo-se um bingo, com o apoio da Bio Azórica.
A missa solene em honra da Padroeira, Santa Catarina, decorre na Igreja do Cabo da Praia, pelas 19h00.
Às 20h15 inicia-se a sessão solene de homenagem aos antigos combatentes, na Casa do Povo.
Uma hora depois, no mesmo local, inicia-se o Ato de Variedades, que consiste na recriação de vários momentos musicais alusivos aos tempos antigos.
Para Mónica Brum, presidente da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, o Ato de Variedades será o ponto alto deste dia.
“Há muitos anos, o Cabo da Praia tinha um grupo de teatro e quando terminava a peça, decorria um momento musical (ato de variedades), constituído por várias canções da época. Neste sentido, serão recordados os atos antigos, interpretados por pessoas da freguesia”, explicou.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura do Município praiense, “a Onda Cultural do Cabo da Praia, a última do ano de 2014, é um evento de três dias, que conta com atividades diversificadas, transversais a todas as faixas etárias”.
“Para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, as ondas culturais são de extrema importância, por isso esperamos em 2015 reforçar o conceito e expandi-lo a todas as freguesias do Concelho”, referiu.
Esta iniciativa, dedicada à freguesia do Cabo da Praia, está integrada na estratégia de descentralização cultural do Município da Praia da Vitória, com enfoque nas freguesias.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt