O Município da Praia da Vitória organiza, no próximo sábado, dia 10 de janeiro, o seminário “O Mundo é o Nosso Mercado – cooperação internacional e exportações”, que reúne especialistas regionais e internacionais com empresários, jovens empreendedores, estudantes universitários e demais interessados num debate sobre os desafios das exportações locais, a cooperação internacional e a dinamização económica do Concelho, da Ilha e da Região.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o seminário enquadra-se na estratégia municipal de desenvolvimento económico, nomeadamente na vertente de debate, análise e formação das questões ligadas ao tema.
“No final de 2014, debatemos o franchising e oportunidades de negócio. Agora, discutiremos os desafios que se colocam às exportações locais e os benefícios da cooperação internacional. Ao longo deste ano, organizaremos outros fóruns semelhantes, para que possamos discutir estas questões, projetos e ideias para o nosso Concelho, procurando consolidar a cultura empreendedora, potenciando a dinamização económica e, por essa via, reforçando a empregabilidade local. Este plano de debates integra-se no nosso Plano de Dinamização Económica do Concelho”, explica Roberto Monteiro.
A sessão de abertura é presidida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, contando ainda com intervenções do presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Sandro Paim, e do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro.
As intervenções integradas no primeiro painel, subordinado ao tema “Cooperação Internacional”, iniciam-se às 09h45, com a comunicação do professor doutor David Horta Lopes, da Universidade dos Açores, que falará sobre os ensinamentos que o networking cientifico pode trazer à cooperação internacional e aos empresários locais.
De seguida, às 10h00, intervirá Toni Vanhala, diretor de Assuntos Internacionais da Kymenlaakso liito, sobre as estratégias e benefícios da cooperação internacional, tendo por base o exemplo do trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional de Kymenlaakso, na Finlândia.
Após o debate sobre estas duas comunicações, decorrerá o segundo painel do seminário, sobre Exportações.
A primeira intervenção, às 10h45, estará a cargo do professor doutor Nuno Martins, da Universidade dos Açores, que analisará o funcionamento dos mercados e redes globais, enquadrando estas realidades e fazendo pontes com a realidade insular.
A partir das 11h00, intervirá Tuomas Muurikainen, da Acceleteam, procurando responder à pergunta: “como podem os Açores ser atrativos para os investidores?”.
A partir das 11h15, Lara Martinho, da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Económico dos Açores, apresentará o pacote de incentivos e apoios à exportação em vigor no arquipélago e, a partir das 11h30, a empresária Telma Barcelos, apresentará a sua visão sobre as exportações, recorrendo à sua experiência como empresária.
Após o debate sobre estas intervenções, decorrerá a sessão de transferência da presidência da CP-PSW-NRW (Plataforma de Cooperação entre o Mundo Lusófono e o Mundo Nórdico-Russo) para o Município da Praia da Vitória.
Este seminário é organizado pelo Gabinete de Desenvolvimento Económico do Município da Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt