Na manhã do próximo sábado, 06 de junho, decorre o Exercício Marina 2015, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV). Esta iniciativa visa testar a organização de resposta, por parte dos agentes de proteção civil e entidades de apoio, aquando da ocorrência de situações de emergência na zona da Marina.
A atividade consiste num exercício, que prevê o desencadeamento de ações operacionais associadas à evolução hipotética de uma emergência, decorrente da passagem de uma superfície frontal fria, na infraestrutura da Marina.
O exercício realiza-se em formato LivEx, considerando o princípio de unidade de comando, que determina que todos os agentes de proteção civil atuam no plano operacional, articuladamente sob um comando único, sem prejuízo da respetiva dependência hierárquica e funcional.
Participam também no evento a Capitania do Porto da Praia da Vitória, a Polícia Marítima, o Corpo de Bombeiros; a Polícia de Segurança Pública (PSP), os Portos dos Açores e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
O exercício contará ainda com a presença dos colaboradores da Marina, com o intuito de testar a articulação entre todos os intervenientes.
O SMPCPV tem como competências a prevenção e a atenuação dos riscos coletivos aquando da ocorrência de acidente grave ou catástrofe, a prestação de socorro e assistência a pessoas e outros seres vivos, que se encontrem em situação de perigo, e o apoio na reposição da normalidade da vida das pessoas afetadas por acidente grave ou catástrofe.
Em 2015, o SMPCPV pretende reforçar o trabalho desenvolvido no ano transato, apostando na formação dos colaboradores do Município e na realização de exercícios e de simulacros.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt