Mafalda Lopes e João Costa foram os primeiros classificados na I edição do Concurso Literário Infanto-Juvenil, subordinado à temática “Toponímica da Praia e Personalidades d´Outrora”, promovido pela Cooperativa Praia Cultural, com vista ao incentivo da escrita criativa e promoção da cultura praiense.
Mafalda Lopes e João Costa, provenientes da Vila das Lajes, apresentaram os textos “O Fantasma da Biblioteca” e “Francisco Rodrigues de Lima”, respetivamente. O primeiro faz referência a Vitorino Nemésio, ilustre poeta, que nasceu em 1901, na cidade da Praia da Vitória. E o segundo relata a vida de Francisco Rodrigues de Lima, vulgarmente conhecido como “Gaitada”, afamado cantador ao desafio, nascido na Vila das Lajes, em 1916.
A entrega de prémios e a apresentação dos trabalhos vencedores decorreram na tarde de quarta-feira, 17 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na ocasião, Tibério Dinis, vereador da Cultura, parabenizou os vencedores pelos trabalhos apresentados, salientando a sua importância na divulgação do Concelho e das figuras notáveis que constituem a nossa História.
“Esta iniciativa contribui significativamente para incutir, nos nossos jovens, hábitos de escrita e prática da língua portuguesa, dando a conhecer a toponímica local”, referiu.
O responsável municipal sublinhou ainda que “o nosso Concelho possui uma riqueza enorme, no que concerne a nomes de ruas, praças ou lugares, que deve ser devidamente explorada, contribuindo para a dinamização da nossa identidade cultural.”
Estiveram também presentes na entrega de prémios Norberto Messias, autor da ideia e presidente do júri, e José Costa, representante da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).
Segundo Norberto Messias, “é fundamental que possamos transmitir uns aos outros este conhecimento histórico, que nos caracteriza enquanto povo. Temos muita gente de valor na nossa história, nas nossas ruas e os textos realizados por estes jovens demonstram o interesse existente na exploração do que é nosso”.
Os trabalhos vencedores serão apresentados nas escolas do Concelho, no sentido de divulgar, junto da população escolar, as personalidades que contribuíram para a evolução da Praia da Vitória, bem como incentivar os jovens à produção literária, estimulando a sua criatividade e assegurando a continuidade do concurso.
Esta iniciativa contou com a parceria da Rádio Voz dos Açores, Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, CCAH, Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, Escola Secundária Vitorino Nemésio e Escola Básica Integrada dos Biscoitos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt