Entre os dias 16 e 19 de julho, decorre a Onda Cultural da Vila das Lajes, promovida pela Autarquia praiense, em parceria com a Junta de Freguesia local, com diversas atividades culturais e recreativas, no Centro Comunitário e Jardim Público da freguesia.
A tradicional Feira de Sopas, a Mini Feira do Livro, a animação musical e a apresentação do séquito real das Festas das Lajes 2015 são alguns dos destaques da Onda Cultural.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura, “a Onda Cultural consiste numa forte aposta do Município no que concerne à descentralização cultural pelas onze freguesias do Concelho.”
“Esta iniciativa engloba um conjunto de eventos culturais, que proporcionam momentos de convívio entre a comunidade, incentivando a troca de experiências entre diversas gerações”, referiu.
“É importante mencionar que a concretização deste evento só é possível graças à estreita colaboração existente entre a Autarquia e a Junta de Freguesia local e associativismo da Vila das Lajes”, salientou.
Para o presidente da Junta de Freguesia local, César Toste, “a Onda Cultural é uma ótima iniciativa, que contribui para a mobilização da população da freguesia, promovendo um ambiente de festa. É também uma excelente forma de acolhermos os nossos emigrantes, que já começam a regressar à nossa Vila por esta altura, valorizando a tradição nas vertentes gastronómica, religiosa e cultural.”
O programa inclui o II Torneio de Futebol de 7, entre os dias 16 e 18, pelas 18h30, no Campo de Jogos Manuel Linhares de Lima. No dia 19, a atividade está prevista para as 11h00.
Todos os dias, às 20h00, decorre a abertura da Mini Feira do Livro e da exposição fotográfica de Ernesto Medeiros, no Rés do chão do Museu de Carnaval. Estarão disponíveis insufláveis para crianças, no Jardim Público local.
Para a quinta-feira, 16, está agendada a atuação da Tuna da Casa do Povo da Vila das Lajes, pelas 20h30, no Jardim Público, seguindo-se da iniciativa “Reviver as Marchas das Lajes”, às 21h30, no mesmo local.
No dia 17, sexta-feira, decorre a apresentação da Academia de Dança do Juventude Desportiva Lajense, pelas 20h30, no Jardim Público. Uma hora depois, no mesmo local, atua o grupo folclórico “Cantares da Eira”, da Vila das Lajes. Estarão disponíveis sopas para prova, no âmbito da Feira de Sopas, até ao dia 19.
A 18, pelas 09h00, terá lugar uma ação de limpeza da orla costeira e ribeira da Vila das Lajes. Para as 14h00, está previsto um passeio de bicicleta, cuja concentração será realizada no Jardim Público. Às 21h00, o Centro Comunitário acolhe o lançamento do livro “Francisco Andrade – O Poeta da Caldeira”. Pelas 21h45, decorre a cantoria, seguindo-se da atuação da Filarmónica Sociedade Progresso Lajense, às 22h30, no Jardim Público.
Para o dia 19, domingo, está marcada uma missa solene, pelas 17h00, na Igreja Paroquial, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora do Carmo. Às 20h00, decorre o lançamento do livro “Francisco Martins da Silva”, no Centro Comunitário. Pelas 21h00, será apresentado o séquito real das Festas das Lajes 2015, no Jardim Público. Uma hora mais tarde, no mesmo local, serão entregues os troféus aos vencedores do II Torneio de Futebol de 7. O evento termina com a atuação da Filarmónica da Sociedade Recreio Lajense, pelas 22h15.
O Museu de Carnaval encontra-se aberto durante a Onda Cultural.
Esta iniciativa está inserida na estratégia municipal de descentralização cultural, com enfoque nos meios rurais.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt