A Vice-Presidente do Município da Praia da Vitória considera que a prevenção do abandono escolar precoce contribui significativamente para o desenvolvimento económico do Concelho, promovendo a inovação e o conhecimento, que são fundamentais para o aumento de mão de obra qualificada. Paula Ramos intervinha no âmbito do encerramento do projeto de aprendizagem, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória (CPCJPV), em parceria com a Associação Salão Teatro Praiense (ASTP) e a Cooperativa Praia Cultural (CPC).
Segundo a responsável municipal, “a Autarquia praiense assume a educação como um dos principais pilares de desenvolvimento, valorizando as competências técnicas e humanas das crianças e jovens, como demonstra este projeto.”
“Tendo em conta os objetivos desta iniciativa, é importante enquadrarmos a temática no âmbito da estratégia de crescimento sustentável “Europa 2020”, que defende a prevenção do absentismo e abandono escolar precoce, o aumento do emprego, o combate à pobreza e a qualificação dos jovens”, referiu.
“No contexto europeu, a taxa de abandono escolar precoce, na Região e restante território nacional, encontra-se aquém dos valores estabelecidos pela Comissão Europeia, integrados na estratégia “Europa 2020”. Como tal, devemos criar as condições adequadas para o aumento do nível de sucesso dos alunos, através da implementação de programas que os incentivem a estudar, demonstrando a importância que a escola detém na sua formação, a nível profissional e pessoal”, disse.
A autarca praiense agradeceu também a participação de todos os intervenientes neste projeto, que contribuiu não só para o auxílio destas crianças e jovens nas diversas disciplinas escolares, mas também para a promoção de momentos de convívio, reforçando a sua auto-confiança e transmitindo valores de respeito, amizade e solidariedade.
“Este projeto, que festejamos hoje, constitui uma aposta clara na formação e valorização destas crianças e jovens, que serão os pais e educadores do futuro”, salientou.
O evento contou ainda com a presença de Valéria Rocha, presidente da CPCJPV, que alertou os presentes para a importância da realização de iniciativas que contribuam para a promoção do bem-estar e aumento da qualidade de vida das crianças e jovens do nosso Concelho.
“É com imenso orgulho que estamos aqui para celebrar o sucesso do nosso projeto, que demonstrou a muitos dos participantes como a escola é importante na vida de uma pessoa. Muitas crianças e jovens obtiveram bons resultados escolares e aprenderam a ser mais confiantes e a realizar pequenas tarefas do quotidiano. E isso, para nós, representa uma grande vitória”, referenciou.
A festa de encerramento do projeto, intitulada “Uma Tarde Mágica”, contou com uma mostra de trabalhos elaborados pelas crianças e jovens que participaram na iniciativa, diversos momentos musicais e recitação de poemas.
O projeto, em funcionamento desde janeiro de 2015, reuniu três dezenas de participantes, com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt