O Município da Praia da Vitória promoveu, durante o biénio 2014/2015, diversos projetos educacionais, direcionados às crianças do Concelho, que abrangeram mais de cinco mil participantes, com idades compreendidas entre os três e os dezoito anos.
A Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro (BMSR) desenvolveu várias iniciativas, dirigidas às escolas do 1º ciclo e rede de creches e Atl’s, com o intuito de promover a leitura, nomeadamente “Hora do Conto na Escola”; “Brincar com a Páscoa”; “Visita guiada à Biblioteca”; “Hora do Conto na Biblioteca”; e “Biblioteca Divertida”. Estas atividades reuniram cerca de duas mil crianças.
Integrado na valorização da cultura literária e promoção da tradição, a Cooperativa Praia Cultural (CPC) organizou os projetos “Nemésio por Inteiro”; “Conto Contigo na Praia”; “Concurso Literário – Toponímica da Praia e as suas Personalidades”; e “O Nosso Carnaval”, que envolveram cerca de mil crianças das escolas do Concelho.
No que concerne ao trabalho desenvolvido pela empresa municipal Praia Ambiente, foram abrangidas cerca de mil pessoas, no âmbito de atividades relacionadas com o incentivo à reciclagem e a preservação do meio ambiente. Enquadram-se nestas temáticas as oficinas de reciclagem; as ações de sensibilização ambiental; os concursos “Este Natal os Embrulhos Também dão Prendas”; o programa “Freguesia que mais Recicla”; e visitas de estudo.
A Associação Salão Teatro Praiense (ASTP), através do Gabinete de Desporto, realizou o projeto “Criança Ativa”, com o objetivo de incentivar a prática de exercício físico, junto dos mais jovens. A iniciativa decorreu nas escolas do Concelho e contou com a participação de cerca de mil crianças.
A equipa da Reabilitação na Comunidade, integrada na ASTP, desenvolveu diversas ações educativas, designadamente colónias de férias, que ocorreram durante a Páscoa e o verão; projeto de relaxação para o 1º ciclo “Dá-me Tempo”, orientado pela Escola Francisco Ornelas da Câmara; e projetos de promoção da vertente educacional, contribuindo para uma maior envolvência das pessoas na comunidade. As atividades referidas englobaram cerca de mil e duzentas pessoas.
Na área da Psicologia, foram desenvolvidos trabalhos no âmbito da orientação vocacional; apoio psicológico; e sensibilização juvenil, no sentido de apoiar os jovens, contribuindo para a promoção do bem-estar e aumento da qualidade de vida dos mesmos. Considerando o acompanhamento individual dos jovens, foram abrangidos centena e meia.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura, Educação e Qualificação, Desporto, Promoção Externa e Turismo, “os projetos desenvolvidos pelas diversas entidades municipais, em colaboração com as várias instituições concelhias, contribuem significativamente para a dinamização cultural do Concelho, promovendo a vertente educacional, que desempenha um papel fulcral na formação das crianças e jovens.”
“É uma das metas do Município continuar a apostar nas camadas mais jovens, apoiando na criação de oportunidades que permitam o seu crescimento, considerando que estas constituem o futuro da nossa sociedade”, referiu.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt