No âmbito do modelo de gestão das infraestruturas municipais, a Autarquia praiense tem vindo a proceder à requalificação e manutenção de diversos edifícios pertencentes à rede escolar do 1º ciclo, no sentido de garantir uma maior segurança e comodidade aos alunos e colaboradores que os frequentam. A ideia foi transmitida por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, durante uma visita à escola de São Brás, que decorreu na manhã de quinta-feira, 24 de setembro.
Segundo o responsável municipal, “nos últimos dois anos, as intervenções realizadas ao nível da pintura (interior e exterior); coberturas; pavimentos; espaços de recreio; substituição de redes e luminárias; entre outras, abrangem cerca de cinquenta por cento das nossas escolas.”
“É importante realçar também os investimentos efetuados na área da segurança rodoviária, nomeadamente o reforço da sinalética vertical e horizontal no exterior dos edifícios, vistoria de todas as instalações dos sistemas de aquecimento de águas e o levantamento e fiscalização dos parques infantis, de forma a garantir o funcionamento adequado das mesmas”, referiu.
Encontram-se ainda em curso diversos planos de medidas de autoproteção, elaborados pelo Município, em colaboração com os coordenadores das diferentes escolas do Concelho.
“Alguns planos de medidas de autoproteção já foram devidamente aprovados pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. Outros estão em curso, mas o nosso objetivo é concluir esse processo no próximo ano”, explicou o responsável municipal.
O edil praiense realçou o papel preponderante que a escola exerce na formação dos indivíduos.
“É nas escolas que as crianças iniciam a sua preparação para o futuro. Neste sentido, o Município pretende continuar a investir na rede escolar do Concelho, com o intuito de conceder as melhores condições possíveis aos nossos alunos”, disse.
“Continuaremos a apostar na manutenção pontual, dando resposta às anomalias que surgem diariamente na rede escolar do Concelho e graças ao modelo de gestão implementado, temos conseguido garantir uma maior eficiência e celeridade na resolução das mesmas”, salientou.
Osório Silva destacou ainda as intervenções a realizar no próximo ano, designadamente numa escola na Vila das Lajes e na escola da freguesia do Porto Martins.
Para Nuno Meneses, presidente da Junta de Freguesia de São Brás, “apesar do decréscimo populacional verificado, a nossa escola conta ainda com mais de três dezenas de alunos. Deste modo, podemos observar o papel fundamental que a escola desempenha nos meios rurais, dando resposta às necessidades das nossas crianças ao nível da educação.”
“É importante também mencionar o nosso centro ocupacional, que permite um maior acompanhamento dos alunos após o término das aulas, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e bem-estar, não só das crianças, mas também dos respetivos familiares”, concluiu.
As intervenções de requalificação e manutenção da rede escolar do Concelho estão orçamentadas em cerca de 200 mil euros.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt