Roberto Monteiro prepara conjunto de medidas de apoio aos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou a realização de um conjunto de medidas que beneficiem os bombeiros voluntários locais, a serem implementadas a partir do início do próximo ano, com vista ao reforço da parceria entre o Município e esta associação, contribuindo para a valorização do trabalho desenvolvido em prol da segurança e bem-estar da população. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da comemoração do XXXI aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), que decorreu no domingo, 11 de outubro.
“As medidas previstas pelo Município, estão relacionadas com processos e cobranças de taxas municipais, desde a taxa da água, entre outras. O pacote de medidas, a implementar a partir de 2016, não pode ser visto como um favor, mas sim como uma obrigação que a Autarquia e todos os praienses têm para convosco”, explicou o autarca.
O edil praiense ressalvou a importância da parceria entre uma câmara municipal e uma associação humanitária de bombeiros voluntários, no sentido de fomentar a coesão social do Concelho.
A parceria entre as entidades referidas assenta em três pilares, nomeadamente nas vertentes operacional, social e de influência para os projetos estratégicos.
“Como coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, compete-me a definição das estratégias necessárias à manutenção da segurança e bem-estar da população, em parceria com o Corpo de Bombeiros”, referiu.
“No que concerne à vertente social, destaco o papel fulcral que esta entidade desempenha na organização das maiores festas concelhias, disponibilizando também as suas infraestruturas para a concretização de diversos eventos culturais existentes no Concelho”, disse.
O responsável municipal considera fundamental a união de esforços na aquisição de apoios públicos, que visem colmatar as necessidades vigentes. Deste modo, o autarca mencionou a importância da aquisição de uma viatura, que corresponda às exigências do presente e do futuro, disponibilizando-se para comparticipar significativamente neste investimento.
“O presidente da Câmara Municipal tem a obrigação de estar disponível para, em parceria com a Direção, pressionar na melhoria de condições”, salientou.
Roberto Monteiro destacou o trabalho desenvolvido por Eduardo Arruda, “homem de sucesso, uma referência para o Concelho, que deixa hoje o Comando desta corporação, após 30 anos de serviço.”
“Gostaria também de parabenizar o novo comandante, Alexandre Cunha, que tem demonstrado uma grande dedicação a esta organização”, disse.
O autarca referiu ainda a importância de adequar as necessidades existentes aos novos desafios que se apresentam, através da inovação na criação de projetos direcionados ao futuro.