De 21 a 25 de novembro, decorre, no Cabo da Praia, uma Onda Cultural, promovida pelo Município da Praia da Vitória e pela Junta de Freguesia local. A iniciativa engloba diversas atividades recreativas e culturais.
Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura, “a concretização da Onda Cultural visa levar os eventos culturais até aos meios rurais, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da comunidade. Deste modo, pretendemos alargá-la a mais freguesias do Concelho, no sentido de abranger um maior número de pessoas.”
“Considerando a diversidade cultural existente no Concelho, o evento vem ressalvar as especificidades de cada uma das freguesias municipais, destacando as tradições e costumes que as caracterizam”, referiu.
Para Mónica Brum, presidente da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, “esta atividade, direcionada a todas as faixas etárias, tem como principal objetivo proporcionar momentos de convívio e bem-estar à nossa comunidade, incentivando a troca de experiências entre gerações.”
O programa inclui, no primeiro dia, um torneio de futsal, pelas 13h30, na Casa do Povo. Às 20h30, no mesmo local, será inaugurada a exposição fotográfica de Ricardo Caetano, que reunirá fotografias antigas e recentes da freguesia, estabelecendo um contraste entre o passado e o presente. A mostra estará patente até ao dia 25. Meia hora depois, está prevista uma noite de fados, no Forte de Santa Catarina.
No dia 22, está previsto um torneio de sueca, pelas 13h30, na Casa do Povo. Às 21h00, no mesmo local, será exibida a peça de teatro “As Gatas”.
A 23, decorrem jogos, no parque infantil, estando também disponíveis insufláveis para crianças, pelas 15h00. Às 16h30, será apresentado um filme infantil, na Casa do Povo. Pelas 20h00, no mesmo local, decorre a atuação do grupo “Caricas”, estando as atividades de geocaching agendadas para as 20h30.
Para o dia 24, está prevista uma feira da saúde, entre as 12h30 e as 15h30, direcionada aos idosos da freguesia. Pelas 15h30, será realizado um bingo, integrado no habitual convívio da terceira idade. Às 19h30, terá lugar um workshop de colares artesanais, ministrado por Miriam Toste. A palestra de combate a roedores, com a participação de um representante do setor de desenvolvimento agrário, está marcada para as 20h15. Todas as atividades decorrem na Casa do Povo.
A 25, celebra-se o Dia da Freguesia, decorrendo, pelas 07h00, uma salva de morteiros. Às 19h30, será realizada uma missa solene, na Igreja de Santa Catarina, seguindo-se de uma homenagem a diversas figuras ilustres da freguesia, pelas 21h00, na Casa do Povo. Meia hora depois, será apresentado o hino da freguesia.
A realização desta iniciativa enquadra-se na estratégia municipal de descentralização cultural, com enfoque nas freguesias.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt