Até 2017, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia da Agualva pretendem ter a funcionar naquela freguesia o projeto “Moinhos da Agualva”, que englobará um espaço informativo e um percurso expositivo sobre o aproveitamento da ribeira para a transformação de cereais e o seu papel enquanto espaço de dinamização económica da freguesia.
A anteproposta do projeto foi discutida entre o Executivo municipal e o presidente da Junta de Freguesia numa reunião que marcou o início de uma ronda de visitas por todas as freguesias do Concelho, que decorrerá até ao final deste ano.
“Este é um projeto estratégico para a freguesia da Agualva e para o Concelho. Para a Agualva porque implementa nela um polo de atração turística diferenciador e dinamizador de uma das maiores marcas históricas da Agualva; e para o Concelho porque se enquadra na estratégia municipal de reforço da oferta turística do Concelho por via da consolidação de produtos turísticos em torno dos elementos diferenciadores de cada parcela do Concelho. Faz todo o sentido que se abra na Agualva este espaço, que recorda o sábio aproveitamento que os nossos antepassados fizeram dos cursos de água para a sua alimentação e, sobretudo, para a dinamização económica”, explicou o presidente da Câmara Municipal, no final da visita.
“O centro deste projeto será a requalificação de um dos antigos moinhos de água na Agualva, onde se instalará uma exposição interpretativa do circuito da água na Freguesia, marcado por várias dezenas de moinhos e pela produção de farinha, essencial à sobrevivência das populações. A partir deste espaço, onde será também possível perceber o funcionamento destas infraestruturas, pretende-se criar uma rota que mostre aos turistas e aos locais toda a ação humana no aproveitamento do recurso natural que era a ribeira da Agualva”, pormenorizou Roberto Monteiro.
No encontro, o presidente e os vereadores da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o presidente da Junta de Freguesia da Agualva acordaram também avançar com o projeto de uma ponte que ligará a Canada Grande e a estrada regional, assim como cooperar com vista à instalação, na antiga Escola dos Outeiros, de um espaço intergeracional necessário à freguesia.
No encontro, por proposta da Junta de Freguesia, foi também acordado prosseguir com os procedimentos necessários à abertura dos trilhos pedestres do Pico Alto, Colmeias e Terças.
Ficou também assente o início das aulas de ginástica no pavilhão antes do final de novembro e o início, em dezembro, do plano de asfaltagem das sobras da freguesia.
Após a reunião, que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia, o executivo municipal e o presidente da Junta visitaram vários locais da freguesia.
A reunião na Agualva iniciou um conjunto de visitas a todas as freguesias do Concelho da Praia da Vitória, que terminará no final do ano, e que tem por objetivo discutir e acordar as intervenções necessárias no âmbito da estratégia municipal de reforço da qualidade de vida e de dinamização do meio rural.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt