A Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que o Turismo Ornitológico deve ser potenciado no Concelho, com vista ao crescimento da economia local. A ideia foi transmitida pela Vice-Presidente da autarquia, Paula Ramos, na apresentação do projeto Life Coastal Wetland Restoration (CWR), junto dos representantes dos setores hoteleiro e da restauração da Praia da Vitória, que decorreu na tarde de quarta-feira, 02, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo a edil praiense, ”O Projeto ambiental Life CWR”, assente na conservação da paisagem natural da Praia da Vitória, foi criado com o intuito de promover o restauro e o reordenamento dos Pauis locais, nomedamente o da Praia da Vitória, o do Belo Jardim e o da Pedreira do Cabo da Praia. Estas zonas húmidas apresentam excelentes condições para a observação de espécies de aves, atividade muito apreciada por turistas estrangeiros”.
“Existe um potencial turístico nesta vertente, que deve ser reforçado com o apoio dos hoteis, restaurantes e cafés do Concelho”, referiu.
“O birdwatching é uma atividade em crescimento por todo o mundo, com enfoque no período entre setembro e março, ou seja, na época baixa. Deste modo, acreditamos que este nicho de mercado pode tornar-se numa mais-valia para o crescimento sócio- económico local”, disse.
“O desenvolvimento do nosso Concelho resulta de um esforço conjunto entre a autarquia e as entidades hoteleiras e de restauração, na divulgação dos pauis e realização de atividades de cariz ambiental e cultural, ligadas ao apoio da observação de aves”, explicou.
“São muitas as pessoas que realizam esta atividade, em busca de espécies novas, raras ou de difícil observação. Neste sentido, existe aqui uma oportunidade para colmatar a sazonalidade de outros produtos turísticos”, reforçou.
A autarquia pretende aumentar o número de visitas dos birdwatchers internacionais; estimular o crescimento da economia local e valorizar o património ambiental.
Foram ainda apresentados os valores estatísticos do Projeto Life CWR, referentes ao período entre 2013 e 2015, cujos dados foram apurados junto dos turistas que frequentaram os três pauis do Concelho da Praia da Vitória.
Poderá assim analisar-se que ao longo destes três anos, mais de 300 pessoas de 13 nacionalidades diferentes frequentaram os Pauis da Praia da Vitória.
Relativamente ao número de estadias na ilha Terceira, conclui-se que os visitantes permanecem cerca de dois dias. Sendo deste modo importante demonstrar o potencial existente nesta área, através da criação de medidas que prolonguem a estadia destas por mais tempo.
A observação de aves assume um papel significativo na economia de locais como os Estados Unidos da América (EUA) e o Continente Europeu. Só nos EUA existem cerca de 48 milhões de observadores de aves, o que se traduz em cerca de 80 biliões de dólares anuais.
“No Continente Europeu 22 milhões de viagens internacionais têm como objetivo o turismo de natureza. Sendo que deste valor, cerca de 20 % destina-se à observação de aves.
Os valores apresentados são representativos da importância desta atividade na dinamização do turismo global.
Os Pauis da Praia inserem-se na estratégia municipal de Proteção do Ambiente e de proteção, recuperação e conservação das zonas húmidas do Concelho.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt