A Câmara Municipal da Praia da Vitória, em colaboração com a entidade CEFAPA e Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), promoveu na quinta-feira, 03, uma formação em Suporte Básico de Vida, direcionada a vários colaboradores, com o objetivo de prepará-los para a prestação de socorro adequada a qualquer pessoa que necessite de ajuda na comunidade.
Segundo Osório Silva, vereador com competência na área da proteção civil, “esta iniciativa surge no âmbito do plano de atividades do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) para o corrente ano. É necessário apostar na formação dos nossos colaboradores, que convivem diariamente com diversas pessoas, especialmente crianças e idosos, dotando-os de competências para responderem de forma célere a possíveis situações de risco.”
“Pretendemos manter a aposta nesta formação, alargando-a a mais colaboradores do universo municipal. Além do Suporte Básico de Vida, iremos promover cursos de manuseamento de extintores e simulacros nos diferentes edifícios, no sentido de prepararmos os nossos colaboradores nas vertentes de segurança e evacuação, em caso de sinistro ou catástrofe”, referiu.
“Acreditamos que esta é uma forma de testar os nossos recursos e os meios das entidades oficiais que prestam serviço na área da segurança, nomeadamente os Bombeiros da Praia da Vitória; a Polícia de Segurança Pública local; a Capitania do Porto da Praia; o nosso Centro de Saúde; e o próprio Serviço Regional de Proteção Civil”, disse.
O edil praiense destacou o trabalho desenvolvido pelo SMPCPV, que se verifica diariamente na reparação das vias públicas, desvio de águas, intervenções no leito das ribeiras e limpeza de sumidouros, ressalvando a importância destas pequenas intervenções na salvaguarda da população aquando da ocorrência de emergências.
“Para além destas medidas concretas, este serviço tem como objetivo a criação de um gabinete municipal de proteção civil, com sede na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, no sentido de garantir uma maior proximidade junto da população.
A formação, que reuniu cerca de uma dezena de participantes, foi ministrada por Fernando Leite e Nuno Santos, do SRPCBA, na Casa das Tias.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt