O vereador da Cultura do Município praiense considera que as onze freguesias municipais apresentam uma riqueza e diversidade culturais que devem ser potenciadas, contribuindo para reforçar o desenvolvimento harmónico do concelho da Praia da Vitória. Tibério Dinis intervinha no âmbito da Onda Cultural da Fonte do Bastardo, que decorreu entre os dias 03 e 06.
Segundo o responsável municipal, “o nosso Concelho é extremamente rico em tradições, que reforçam a identidade praiense. Neste sentido, é fundamental potenciar os costumes existentes em cada freguesia de forma a promover o desenvolvimento harmónico local.”
“A freguesia da Fonte do Bastardo é caracterizada pela sua riqueza musical e desportiva, possuindo uma escola de música direcionada a diversas faixas etárias, que contribui fortemente para a preservação das tradições da ilha. Relativamente à vertente desportiva, é conhecido o excelente desempenho da equipa de voleibol masculina da Fonte do Bastardo, que leva o nome desta freguesia aos quatro cantos do mundo”, referiu.
“Pretendemos continuar esta aposta na valorização do que é nosso, alargando a Onda Cultural a mais freguesias, com vista ao aumento da coesão social e à partilha de saberes entre todos os participantes”, disse.
Para Júlia Faria, presidente da Junta de Freguesia local, “esta iniciativa reveste-se de particular importância, pois permite descentralizar a cultura, levando-a a todas as freguesias do Concelho, através da criação de diversas atividades recreativas direcionadas a todas as faixas etárias, no sentido de corresponder às expetativas da nossa comunidade.”
“Gostaria de agradecer à Escola de Música da Casa do Povo da nossa freguesia, que em muito contribuiu para o espetáculo de cantoria, um dos pontos altos do nosso programa. Esta valência da Casa do Povo constitui um pólo de dinamização cultural e social que, para além do ensino musical, é um acréscimo de vitalidade para a freguesia”, salientou.
“Destaco aqui também o papel de todas as instituições da freguesia, do Grupo de Reis e da Sociedade Filarmónica que, com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória, tornaram este evento possível”, concluiu.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt