A circulação rodoviária na avenida marginal da Praia da Vitória e junto à piscina e passeio marítimo do Porto Martins mantém-se interrompida por precaução até às 08h00 de sábado, 16, comunicou, esta tarde, o responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), no âmbito do balanço da atividade desenvolvida devido à passagem, pelo Arquipélago, do furacão “Alex”.
Em declarações aos jornalistas, Osório Silva explicou que a medida preventiva se justifica pela ondulação forte junto a estas infraestruturas, tendo em conta a ondulação ainda existente, nomeadamente na preia-mar.
“Felizmente, não registamos ocorrências significativas durante a noite e o dia de hoje, mas mantemos os meios operacionais do Município no terreno até às 18h00 de hoje, sexta-feira, por precaução. Durante a noite e o dia de hoje, foram realizadas vistorias regulares pelo Concelho, nomeadamente na costa leste, assim como às vias, arruamentos e ribeiras, particularmente nas zonas onde os terrenos estão saturados de água devido à chuva dos últimos dias”, explicou o responsável municipal.
“Às 03h30 da madrugada, realizamos uma vistoria na zona do Porto Martins, liderada pelo presidente do Governo Regional dos Açores e pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que mantiveram contacto permanente com os serviços operacionais no centro de operações do Serviço Municipal de Proteção Civil”, adiantou.
Segundo o responsável do SMPCPV, as equipas de intervenção sairão do estado de prevenção às 18h00 de hoje, sexta-feira, mas manter-se-ão em alerta devido à previsão de chuva para os próximos dias, sobretudo por causa da saturação verificada em vários terrenos no Concelho.
“Além disso, iniciaremos diversas intervenções em várias zonas, particularmente ao nível da limpeza de sumidouros, sarjetas e alguns cursos de água”, sublinhou.
Os meios operacionais do SMPCPV foram ativados às 23h00 de quinta-feira, 14, funcionando em articulação com os meios do Governo Regional dos Açores, do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e da Corporação de Bombeiros da Praia da Vitória.
“É importante uma palavra de apreço a todos os operacionais do Município que, nestas situações, ficam na dependência da ação do SMPCPV, assim como as todos os elementos das várias entidades envolvidas. Igualmente, sublinho o empenho e cuidados das populações do Concelho da Praia da Vitória, há muito sensibilizadas para os cuidados e ações a ter perante estas situações de alteração significativa do estado do tempo”, sublinhou Osório Silva, responsável pela coordenação do SMPCPV.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt