O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que o futuro do associativismo reside nas camadas mais jovens, considerando o dinamismo e a inovação que as caracteriza. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração da Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica da Vila Nova, que decorreu na noite de sábado, 16.
Segundo o autarca praiense, “atualmente, os jovens possuem uma grande facilidade de acesso à informação, o que lhes confere inúmeras capacidades e ideias inovadoras. Neste sentido, estes devem assumir um papel fulcral nas associações locais, contribuindo para o seu desenvolvimento.”
“Considero que a união das diferentes gerações de associativistas constitui uma mais-valia para as nossas instituições, aliando o conhecimento e a experiência dos mais velhos à inovação característica dos jovens. Assim, cabe aos responsáveis destas organizações incentivar os mais novos a implementarem ações que dinamizem as freguesias onde estão inseridos”, referiu.
“Como todos sabemos, as sociedades encontram-se em constante mudança. Deste modo, urge a necessidade de nos adaptarmos a essas alterações, desenvolvendo iniciativas que permitam o crescimento da nossa comunidade”, disse.
“É necessário continuarmos o trabalho efetuado em prol do bem-estar da população, apesar de, muitas vezes, poderem surgir críticas negativas. Devemos ajudar os outros, dando o melhor de nós, sem esperar qualquer agradecimento. O importante é termos a nossa consciência tranquila e defendermos aquilo em que acreditamos”, sublinhou.
Além da requalificação da Sala de Espetáculos da Sociedade Filarmónica da Vila Nova, através da colocação de novas cadeiras, tornando o espaço mais confortável e apto para acolher eventos, o responsável municipal enumerou ainda diversos investimentos realizados, com o apoio de várias entidades, na freguesia, nomeadamente a recuperação da casa da D. Paulina, que engloba uma creche e um centro de dia, proporcionando a troca de experiências entre gerações; a casa mortuária, que trouxe uma maior comodidade aos habitantes deste local; o pavilhão desportivo, contribuindo para a promoção e valorização do desporto; e as intervenções efetuadas na zona balnear das Escaleiras, que permitem maior segurança e conforto a todos os banhistas.
“Com a concretização destes investimentos, esperamos que a comunidade promova mais iniciativas que dinamizem os espaços criados, valorizando as tradições e desafiando os jovens a desenvolverem novos conceitos”, concluiu o edil praiense.
Para Rui Nogueira, presidente da Junta de Freguesia da Vila Nova, “é com grande orgulho que estamos aqui para inaugurar a nossa Sala de Espetáculos. Gostaria de agradecer a todos os que, ao longo dos anos, trabalharam em prol desta organização, porque não há presente sem passado e tudo isto apenas foi possível graças ao empenho e dedicação de muita gente. Permitam-se também dirigir um agradecimento especial à Câmara Municipal da Praia da Vitória por nos apoiar na persecução dos nossos objetivos.”
O presidente da Sociedade Filarmónica da Vila Nova, José Vaz, apelou à participação de todos os habitantes da freguesia na realização de atividades que contribuam para a promoção do espaço, salientando que “as organizações precisam de gente pró-ativa que perpetue o trabalho concretizado até agora”.
Segundo Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, “é de louvar o entusiamo demonstrado pela Junta de Freguesia e Sociedade Filarmónica locais na adaptação à mudança. Acredito que com este investimento, resultante da parceria entre o Governo Regional, o Município da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia da Vila Nova, cumprimos a nossa missão de melhorar a qualidade de vida desta comunidade.”
A inauguração da Sala de Espetáculos da Vila Nova contou ainda com a apresentação de um vídeo alusivo ao carnaval; a atuação do grupo “Batukes”; a homenagem a figuras ilustres ligadas à cultura; a entrega de lembranças aos comerciantes locais; e um espetáculo de cantoria, protagonizado por José Eliseu, Bruno Oliveira, Fábio Ourique, José Fernandes, José Esteves, Marcelo Dias e Samuel Borges.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt