No âmbito da requalificação e manutenção da rede escolar do primeiro ciclo no concelho da Praia da Vitória, a Autarquia local realizou diversas intervenções, orçamentadas em 25 mil euros, na Escola de Santa Margarida, localizada na freguesia do Porto Martins, com vista ao aumento da segurança e bem-estar dos alunos. A ideia foi transmitida por Osório Silva, vereador do Desenvolvimento e Coesão Rural, das Infraestruturas e Mobilidade, durante uma visita às instalações, que decorreu na tarde de quinta-feira, 21, integrada no modelo de gestão das infraestruturas municipais.
Segundo o autarca, “foram efetuadas intervenções ao nível da pintura, instalações elétricas e sanitárias, e coberturas, bem como pequenas reparações relativamente à manutenção do edifício, no sentido de oferecer melhores condições a todos os que o frequentam.”
As obras, que decorreram entre os meses de outubro e dezembro, correspondem a um esforço crescente da Autarquia na valorização do ambiente escolar.
“Houve uma preocupação no sentido de garantir um maior conforto junto das pessoas que trabalham e estudam neste edifício sem, com isso, alterar a sua arquitetura”, afirmou o responsável municipal.
“Pretendemos continuar o nosso trabalho nas escolas do Concelho. Neste momento, existem várias instituições que estão a ser avaliadas, com o intuito de colmatar possíveis lacunas, reforçando a qualidade de vida da comunidade. Deste modo, estão previstas, ainda este ano, intervenções nas escolas da Vila das Lajes, de Santa Cruz e da Vila Nova”, referiu.
“É importante mencionar também o mecanismo criado para que todas as situações anómalas, que ocorram nas escolas, sejam reportadas diretamente ao encarregado da manutenção das infraestruturas municipais, contribuindo para uma maior eficiência na resolução das mesmas”, acrescentou.
Após a visita efetuada, teve lugar, no edifício municipal da Zona Industrial, uma reunião com Rodolfo Franca e Helena Ávila, presidente e vice-presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória respetivamente.
O edil praiense destacou a importância destes encontros, pois permitem que ambas as entidades possam partilhar opiniões sobre o trabalho desenvolvido em prol da educação.
Para Rodolfo Franca, “o conjunto de esforços realizados é muito positivo, visto que devemos trabalhar em uníssono para garantir melhores resultados.”
A segurança foi um tema central do encontro, onde foram revistas diversas medidas de autoproteção, resultantes da cooperação entre o Município e as escolas, com vista à sua aprovação pelo Serviço Regional de Proteção Civil, considerando a legislação em vigor.
O presidente do Conselho Executivo da EBI da Praia da Vitória salientou que “têm sido feitas inúmeras ações de sensibilização nas 14 escolas do Concelho, em parceria com a Câmara Municipal, no sentido de alertar a comunidade escolar para a importância da autoproteção.”
As intervenções de requalificação e manutenção da rede escolar do Concelho, realizadas nos últimos dois anos, correspondem a um investimento financeiro de cerca de 225 mil euros.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt